Compromisso global para os serviços privados de emprego

A CIETT, Confederação Internacional das Empresas do Sector Privado de Emprego, anunciou a sua ambição de desenvolver mercados de trabalho mais funcionais por todo o Mundo.

O compromisso, a que a APESPE aderiu e que foi revelado na conferência anual da CIETT, realizada recentemente em Londres, será concretizado através de uma serie de princípios assumidos pelo sector.

A um nível global, durante os próximos 5 anos, os membros da CIETT comprometeram-se a:

– Apoiar 280 milhões de pessoas na sua vida profissional

– Ajudar 75 milhões de jovens a entrar no Mercado de trabalho

– Melhorar as qualificações de 65 milhões de pessoas, dando-lhes mais oportunidades profissionais

– Criar 18 milhões de empregos

– Servir 13 milhões de empresas com os talentos apropriados para o sucesso

” A Conferência Anual da CIETT abordou a transformação da nossa marca global e procuramos fazê-lo conseguindo alcançar mudanças positivas e reais no mercado de trabalho”, afirmou Fred van Haasteren, Presidente da CIETT. “A nossa visão consiste em viver num mundo em que haja um emprego para cada pessoa, e uma pessoa para cada emprego. Isso pode parecer utópico quando há países a reentrar em recessão e com altas taxas de desemprego, mas os serviços privados de emprego podem fazer a diferença ao assegurar uma melhor e mais rápida correspondência entre o trabalho disponível e as qualificações profissionais existentes. Estes princípios são o nosso compromisso público para alcançar esta visão e irão ajudar a medir a nossa contribuição para o funcionamento do mercado de trabalho”.

Esta nova visão – ‘UM CAMINHO PARA O TRABALHO: um emprego para cada pessoa, uma pessoa para cada emprego’ – e os compromissos de todas as Associações filiadas, são o culminar de um percurso global para despertar a consciência do papel dos serviços privados de emprego, na adaptação à mudança, por parte dos Governos, empresas e pessoas, desenvolvendo melhores mercados de trabalho e disponibilizando ” trabalho digno para todos”(decent work) .

Marcelino Pena Costa, presidente da APESPE, que subscreveu o manifesto, acrescentou: “O mundo do trabalho mudou de forma dramática. As pessoas procuram maior liberdade e mais opções na forma como trabalham, e as organizações buscam cada vez mais soluções de trabalho personalizadas. Mais do que nunca, os intermediários são necessários para facilitar o acesso ao mercado de trabalho. A nova visão do sector “ UM CAMINHO PARA O TRABALHO” representa o modo como os serviços privados de emprego oferecem esperança às pessoas, providenciando-lhes uma porta de entrada no mercado de trabalho e funcionando como um trampolim para um contrato permanente”.

Ler Mais