Novo rumo profissional na avaliação de pedras preciosas
Num contexto de crise económica, a compra de jóias e gemas é uma oportunidade de investimento seguro, mas também uma área para quem procura um novo rumo profissional. Quem o afirma é a Associação Portuguesa de Gemologia, instituição que lecciona cursos de avaliação de pedras preciosas.
“O interesse tem de facto vindo a aumentar. Com aproximadamente 5.500 ourivesarias em actividade no nosso país, além de cerca de 1.400 indústrias ligadas ao sector, o conhecimento oferecido por um gemólogo credenciado é imprescindível. Existe uma falta de informação generalizada sobre as pedras, o seu valor e as sínteses que circulam no mercado. Apenas a existência de alguém devidamente formado pode assegurar um grau de confiança mais elevado junto do Cliente e evitar a existência de erros e avaliações pouco rigorosas”, explica José Baptista, Presidente da Associação Portuguesa de Gemologia.
Segundo a Associação, esta tem vindo a ser procurada por alunos oriundos das mais variadas proveniências, desde profissionais do sector em busca de maior especialização, a jovens que esperam encontrar aqui uma oportunidade de carreira viável.
O curso de Iniciação à Gemologia, por exemplo, de nível introdutório, destina-se a joalheiros, ourives, comerciantes de gemas, industriais de ourivesaria, cravadores, estudantes de Geologia, História de Arte e alunos provenientes de Escolas de Joalharia e ao público em geral.