Num mês, este curso atingiu a capacidade total de vagas

Decorreu dia 28 de Maio, a abertura do Curso de Carpinteiro Naval – uma formação gratuita promovida pelo Centro de Artes Náuticas (CdAN) de Vila do Conde em parceria com o FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar. O curso, que atingiu a capacidade total de vagas preenchidas no primeiro mês, contou com mais de meia centena de candidaturas na primeira fase do processo selectivo.

«O facto de a adesão ter sido maior do que a inicialmente prevista, indica o elevado interesse e confiança no curso por parte dos candidatos. A realização deste curso permitirá a preservação do conhecimento adquirido e transmitido ao longo do tempo, garantindo que as aprendizagens passadas continuem a ser valorizadas. Preparar e educar as futuras gerações, assegurando que o conhecimento seja partilhado de maneira eficaz e contínua, é a nossa missão», explicam os coordenadores do projecto.

Com capacidade total de 30 vagas, o Curso de Carpinteiro Naval conta com o apoio do FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, ao nível da certificação do curso. Apresenta uma duração de 350 horas e decorre todas as terças, quartas e quintas-feiras – em formato presencial e horários laboral e pós-laboral – no Polo 1 do CdAN – Área Oficinal e Centro Formativo, localizado na Praça José Régio, em Vila do Conde.

Durante a formação, os participantes vão poder adquirir todas as capacidades para executarem os trabalhos de construção, de reparação e de conservação de embarcações de madeira e afins, de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boas práticas aplicáveis e profissionalizarem-se enquanto Operadores de Construção Naval.

O CdAN é um projecto de intervenção cultural e dinamização socioeconómica do concelho que tem como missão o estudo, a investigação e a divulgação das temáticas associadas às técnicas de construção e reparação naval de madeira de Vila do Conde, procurando contribuir para a compreensão e divulgação da identidade do território. Ao mesmo tempo, perspectivar o seu futuro através de abordagens contemporâneas e gerar novas oportunidades em sectores como o turismo, o desporto, o empreendedorismo cultural e de lazer.

É promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde, financiado pelos EEA Grants – designadamente pela Islândia, o Liechtenstein e Noruega – e tem como operador do programa o Património Cultural, IP.

Ler Mais