Número de famílias endividadas aumenta
No final de Junho, cerca de 708 mil famílias tinham dívidas por pagar ao banco com mais de 90 dias de atraso, o que significa que 15,6% dos particulares com empréstimos têm créditos malparados, o valor mais elevado desde que o Banco de Portugal começou a compilar a série, em Março de 2009.
Os números são da Central de Responsabilidade de Crédito para o segundo trimestre do ano e reflectem a degradação da capacidade financeira dos portugueses. Num ano, o número de famílias que não consegue pagar os seus empréstimos ao banco subiu 48,5 mil (7,2%).
O que mais contribui para o aumento do número de particulares com crédito malparado são os empréstimos para consumo e outros fins, em que 649,3 mil deles não conseguem pagar o que devem a tempo (uma taxa de incumprimento de 17,5%). Num ano, este número cresceu 44,8 mil. Enquanto as famílias se mostram cada vez mais incapazes de pagar os seus créditos a tempo, os bancos vão também reduzindo o risco, fechando a torneira de crédito. Segundo o Banco de Portugal, os empréstimos para compra de casa caíram 70% nos primeiros seis meses do ano em comparação com o mesmo período de 2011.