“O algoritmo é feminino” e promove educação inclusiva

A escola de formação em tecnologia Ironhack lançou a iniciativa global «The algorithm is Female» com o objectivo de consciencializar a comunidade tecnológica para a desigualdade de género no sector.

 

Para dar visibilidade à causa, durante o mês de Março, todas as quartas-feiras, pelos nove campus da Ironhack (em Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris, Amesterdão, Berlim, Miami, São Paulo e Cidade do México), terão lugar painéis de discussão e workshops.

De acordo com um relatório da UNESCO, apenas 35% dos estudantes nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a nível mundial, são mulheres. Já numa perspectiva profissional, 70% dos empregos em tecnologia na Europa são ocupados por homens, segundo dados da Comissão Europeia. Estudos qualitativos evidenciam que esta sub-representação em muito se deve à perpetuação de estereótipos inconscientes sobre o que é mais ou menos apropriado e quais as capacidades inatas consoante o género.

Uma vez que as carreiras do futuro passam pela tecnologia, havendo uma abundância de oportunidades, a Ironhack pretende, através da iniciativa global «The Algorithm is Female», incentivar mais mulheres a assumirem um papel ativo nesta indústria.

«Com este movimento, queremos dar espaço e voz a mulheres no mundo tecnológico, para que, em conjunto, possamos introduzir mais referências femininas no nosso imaginário coletivo e alargar horizontes. Acreditamos que a melhor forma de inverter a tendência é partilhando casos de sucesso que possam servir de inspiração”, explica Carmen Ortega, Growth Manager da Ironhack Lisboa.

O próximo desta série de eventos, intitulado “50 ways to fight bias”, é dia 11 de Março, às 19h, no novo campus da Ironhack Lisboa no Heden Santa Apolónia. Em parceria com a Lean in Women in Tech, vão ser discutidas, entre homens e mulheres, possíveis soluções para desafiar preconceitos no local de trabalho que podem acabar por figurar como factores de peso nos processos de contratação e até promoção, afectando a diversidade de género nas empresas. A participação é gratuita mediante inscrição prévia.

Alinhado com a visão do movimento “The Algorithm is Female”, ao longo do ano, a Ironhack tem um desconto de 10% para todas as mulheres interessadas em ingressar nos seus cursos de Web Development e Data Analytics.

Ler Mais