O feng shui nas empresas

São várias as empresas que utilizam o feng shui para aumentar a rentabilidade e o bem-estar dos seus colaboradores, proporcionando aos mesmos um ambiente saudável, dinâmico e criativo.

 

Vanda Boavida, professora e consultora de Feng Shui

 

 

O feng shui é uma arte milenar chinesa com mais de três mil anos, cujo objectivo é harmonizar os espaços. São várias as empresas que utilizam esta ferramenta, através das suas aplicações práticas nas áreas do design de interiores e arquitectura, para aumentar o bem-estar dentro da empresa.

As cores, plantas, padrões, texturas, disposição do mobiliário e iluminação, são factores importantes nos locais de trabalho, sendo estes analisados sob a perspectiva do feng shui, pois cada empresa tem a sua identidade, estrutura e génese. Estes factores são considerados como um ADN interno e único, que é analisado sob uma perspectiva empresarial, que ultrapassa em larga escala o conceito de decoração e design de interiores.

 

O feng shui aperfeiçoa, interage e proporciona um estímulo e simbiose entre os vários colaboradores, uma vez que analisa as suas características intrínsecas e, logo, a dinâmica colaborador/ equipa/ empresa, permitindo escamotear qual o meio envolvente mais propício para essa interacção e quais os elementos a considerar, em cada espaço, considerando igualmente, qual o tipo de empresa e quais as motivações e cultura da mesma.

 

Através do Ki das 9 estrelas, metodologia utilizada pelos consultores de feng shui, é possível definir o perfil energético de cada colaborador (água, árvore, fogo, solo ou metal) e quais as orientações mais favoráveis dos mesmos. Este estudo, também poderá ser utilizado na formação de equipas e selecção de candidatos, nos processos de recrutamento.

 

Seguem seis sugestões, para um escritório com os princípios básicos do Feng Shui:

1. Espaço

As secretárias devem ter 80% do espaço livre, pois o mesmo promove a criatividade e transmite a sensação de liberdade, aumentando a concentração e criatividade dos colaboradores.

2. Costas livres e protegidas

Especialmente útil para quem deve assumir uma posição de controle e autoridade (por exemplo, cargos de gestão, médicos, advogados e outras profissões que têm de inspirar confiança e autoridade). A secretária de trabalho dos cargos de gestão, devem localizar-se no canto mais distante da porta, para que possam controlar a entrada e estar numa posição de destaque, com as costas protegidas, se possível, por uma parede.

3. Secretárias afastadas

Em espaços partilhados é comum as secretárias estarem unidas. Se for possível, as secretárias devem estar afastadas, no mínimo 20 cm. A energia de cada pessoa deve fluir livremente.

4. Cores claras e muita luz

Móveis escuros ou janelas pequenas, proporcionam uma atmosfera deprimente e impedem a circulação da energia, por isso a indicação de cores claras e da utilização de luz natural. A iluminação artificial, quando necessária, deverá ser colocada em pontos estratégicos, de forma a estimular a energia do ambiente, utilizando-se lâmpadas brancas para ambientes de trabalho (estimula) e lâmpadas amarelas para ambientes mais calmos, como por exemplo, nas áreas comuns (promove o conforto e acalma).

5. Plantas e flores naturais

A prática do feng shui também pretende melhorar o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. As plantas e as flores naturais ajudam a conectar as pessoas com a natureza e ainda purificam o ar do escritório.

6. Vision Board

A utilização de um quadro com os objectivos claros da empresa, assim como frases inspiradoras, para visualização de todos os colaboradores.

 

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