O Futuro dos Recursos Humanos e a Transformação Digital

O mercado está a atravessar um momento exigente e os departamentos de Recursos Humanos (sobretudo na área de IT) estão sob grande pressão, sendo os maiores desafios:

  • Contratação e retenção de talentos: concorrência feroz e escassez de recursos;
  • Adaptação das competências: o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos e a procura por competências digitais específicas podem resultar numa lacuna de competências significativa. As tecnologias emergentes exigem mais disponibilidade e capacidade dos profissionais de IT;
  • Transformação digital das empresas de IT: com necessidade de contratação de recursos nas áreas de cloud computing, cibersegurança, data analysis, inteligência artificial, e machine learning;
  • Novas formas de trabalho: desafios para a liderança e gestão de equipas;
  • Foco na sustentabilidade, igualdade, diversidade e desafios sociais: enquanto pontos-chave de diferenciação e importantes agentes de mudança;
  • Atracção de novas gerações: foco em benefícios, balanço entre vida profissional e pessoal, já que as novas gerações procuram maior flexibilidade e dinamismo;
  • Requalificação dos colaboradores: é crucial requalificar alguns colaboradores para acompanhar as mudanças e exigência do sector.
  • Restruturando: transformar o departamento de RH para que tenha uma estratégia clara, e que acrescente valor à organização e aos colaboradores.
  • Valorizando: é importante ouvir os colaboradores e tomar medidas. Trabalhar de dentro para fora, de forma a reter.
  • Modernizando: O próprio departamento de RH deve evoluir e munir-se de:
    • Plataformas de employee engagement para medir a satisfação dos colaboradores e agir em conformidade;
    • Software aplicado à avaliação de desempenho, para que haja feedback constante, definição de objectivos e análise de performance;
    • E-learning, disponibilizando formação contínua, baseada em objectivos e interesses;
    • Onboarding digital, possibilitar a conexão remota à organização, de forma a melhorar a experiência para o novo colaborador;
    • Ferramentas de analítica de Recursos Humanos, permitindo tomar decisões com base em dados, identificar ausência de hard skills, acompanhar tendências de mercado;
    • Flexibilidade: dar flexibilidade aos colaboradores, definindo claramente como e onde podem trabalhar;
    • Cliente: estabelecer uma cultura baseada no cliente, que entregue propostas de valor, cumprindo promessas, onde cada colaborador perceba qual o seu contributo.

Na Logicalis tentamos manter-nos a par com as tendências, promovendo uma cultura de aprendizagem contínua e adaptando as estratégias de recrutamento à evolução, para continuarmos a navegar com sucesso os tempos voláteis.

Rita Tecedeiro
HR director da Logicalis Portugal