O impacto da música na motivação e employee engagement… por Siemens (Big Band Siemens)
Miguel Figueiredo, Senior manager Operations Excellence da Siemens e guitarrista da Big Band Siemens, uma das 16 bandas de empresas participantes no festival Brands Like Bands, partilha de que forma esta iniciativa melhorou a motivação e o sentimento de pertença com a empresa.
«A Big Band Siemens começou em 2014 e a primeira actuação foi num grande evento da empresa em Portugal. A experiência cativou a atenção do management, que reconheceu nesta iniciativa o potencial para gerar maior interacção entre os colaboradores. Estava dado o mote e, 10 anos depois, a banda continua a actuar dentro e fora da Siemens, com alguns dos membros originais e novos talentos.
O sucesso da banda deve-se, em grande parte, à diversidade da mesma, reunindo pessoas de diversas áreas, backgrounds, idades, e até gostos musicais, que se juntaram com um objectivo comum – promover o sentimento de pertença e uma cultura de inclusão, em que todos podem ser quem são, com a certeza de que assim seremos todos melhores. Este sentimento é partilhado também pelos fãs (outros colaboradores) que acompanham a banda nos vários concertos, provando que trabalhar na Siemens vai além das tarefas profissionais, e que iniciativas como esta são essenciais para reforçar a colaboração e o sucesso pessoal, profissional e organizacional.»