O poder dos jogos na Gestão de Pessoas

Os jogos podem melhorar a eficácia da formação, o espírito de equipa e promover o bem-estar dos colaboradores. Saiba como Altran, Bee Engineering, Novabase e SDG estão a apostar na gamification.

 

Anita Ann Babu, investigadora sénior na Software Advice faz uma análise às três principais tendências de gamificação, para ajudar a compreender como as pequenas e médias empresas (PME) podem usar estas técnicas e tecnologias para melhorarem a retenção da informação da formação, aumentar o desempenho e melhorar a moral. E identifica três tendências:

1- Melhorar a formação dos colaboradores

2 – Usar a gamificação para o team building

3 – Promover o bem-estar dos colaboradores

Outros benefícios dos programas de bem-estar da gamificação são atrair melhor talento para a empresa e criar uma atmosfera positiva

Saiba como desenvolver cada um destes aspectos na edição de Novembro da Human Resources e conheça os casos práticos das empresas:

ALTRAN: Power Sales Gamification:  um novo motor de motivação
O conceito de gamification “está na moda”, mas ao longo das últimas décadas, a sua utilização tem vindo a ser desenvolvida sob diferentes perspectivas.

BEE ENGINEERING: Nos bastidores da gamification
A Bee Engineering é uma empresa que se dedica ao projecto e implementação de soluções de gamification para clientes. André Santos, product manager, falou com a Human Resources Portugal sobre os bastidores desta nova forma de interacção com os colaboradores.

NOVABASE: Apostar no desenvolvimento dos colaboradores
A Novabase tem o seu próprio projecto de gamification em funcionamento desde 2012, com o objectivo de motivar e promover o desenvolvimento dos seus colaboradores.

SDG: Simular a realidade da gestão
A SDG – Simuladores de Modelos de Gestão promove, há quase 40 anos, a maior competição internacional de estratégia e gestão do mundo, e é especialista na utilização de metodologias de desenvolvimento de competências inovadoras, baseadas na dinâmica das simulações empresariais.

Veja também estas notícias.

Ler Mais