O que atrai os jovens talentos

Os jovens talentos escolhem as empresas para trabalhar não apenas pelo salário, mas também pelo desafio profissional ou plano de carreira. Contudo, um estudo da Cisco revela que os jovens também são atraídos pela possibilidade de usar as redes sociais, dispositivos móveis e a internet no trabalho.

Segundo o estudo, um em cada três estudantes universitários e jovens quadros abaixo dos 30 anos, dá prioridade ao uso de redes sociais, flexibilidade de dispositivos e flexibilidade de horário e local de trabalho, em detrimento do salário, para aceitar uma proposta de trabalho.

Entre os jovens inquiridos, 70% considera que é desnecessário estar no escritório a cumprir um horário fixo para desempenhar um bom trabalho.

E, no caso de empresas que proíbem o uso de redes sociais, 56% dos jovens optaria por não aceitar o trabalho ou procuraria forma de contornar a proibição. Segundo o estudo da Cisco, 42% dos jovens defendem que as organizações devem ser flexíveis no uso de redes sociais.

Sobre os dispositivos móveis, 50% afirmou que preferia perder a carteira ou a mala a perder o telemóvel. E 71% defende que, em contexto de trabalho, deve ser autorizado o uso do telemóvel também para questões pessoais.