O que torna uma empresa o melhor sítio para trabalhar?
Numa investigação feita pela Harvard Business Review, seis elementos foram considerados decisivos para potenciar ao máximo o bem-estar e, consequentemente, a produtividade das organizações.
Em primeiro lugar, respeito pela individualidade. Fomentar a individualidade no local de trabalho e fazer com que os colaboradores se sintam à vontade para se exprimir e dar largas à criatividade é um factor de bom ambiente laboral.
A verdade corporativa é o segundo factor, esclarece a HBR. Uma empresa deverá esforçar-se para manter uma cadeia de informação desobstruída de modo a que as notícias – boas e más – cheguem a todos os colaboradores a tempo e com toda a clareza. Criar uma relação de lealdade através da transparência dentro da organização é essencial.
O terceiro factor, segundo a revista, é o investimento na formação dos colaboradores. O desafio das empresas é, diz a HBR, “puxar” pelos colaboradores constantemente, fazendo sobressair aquilo que eles têm de melhor em termos de competências através de formação, de modo a aumentar a sua eficiência.
Dar sentido àquilo que se está a fazer é o factor seguinte, diz a HBR, que incentiva os gestores a fazer com que o trabalho dentro de uma organização seja satisfatório para os colaboradores e com verdadeira utilidade, de modo a que estes tenham tendência a ficar.
O quinto factor apontado pela HBR é a necessidade de se acreditar numa missão para além de se conseguir lucro para os accionistas. De acordo com a revista, os colaboradores – e a própria empresa – beneficiam com o sentido de missão e com a identificação com os valores da organização.
O sexto e último diz respeito à necessidade de manter um regime de regras que seja facilmente perceptível e respeitado pelos colaboradores. Uma vez que as pessoas desconfiam de regras de forma instintiva, as organizações devem impor limites sensatos a par da atribuição de alguma liberdade de decisão aos colaboradores.