OE2025: Desemprego jovem nacional é grave e surpreende dirigentes europeus

O secretário de Estado do Trabalho disse que a taxa de desemprego jovem em Portugal «é um problema grave», que «surpreende os próprios dirigentes europeus» e o Governo está a trabalhar com a União Europeia (UE) e a Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Económico (OCDE).

Durante a audição no parlamento, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), Adriano Moreira admitiu que a taxa de desemprego jovem é «um problema grave que se arrasta desde 2019».

«É uma das maiores taxas de desemprego jovem da Europa e é um problema que surpreende os próprios dirigentes europeus», revelou o secretário de Estado do Trabalho, indicando que o Governo está «a trabalhar na construção de soluções com o apoio da UE e da Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Económico.

Segundo o secretário de Estado, responsáveis destas instituições estiveram em Portugal esta semana para reunirem com o Governo e ficaram «estupefactos» com a taxa de desemprego jovem nacional, nomeadamente pelo facto de terem sido dados «tantos apoios» ao longo dos «últimos cinco anos».

«No início de Dezembro, iremos apresentar um estudo realizado pela OIT para tentarmos compreender e combater este fenómeno», anunciou ainda Adriano Moreira.