Segundo centro de certificação de ensino Engenharia-Prática-Inovação-Projecto estabelecido fora da China vai ser inaugurado em Portugal
Uma comitiva da região chinesa de Tianjin visitou recentemente o Politécnico de Setúbal (IPS) para a inauguração do Centro Europeu de Certificação de Ensino EPIP, que passará a funcionar a partir da Oficina Lu Ban Portuguesa como forma de promover o modelo de ensino ali ministrado, assente nos elementos Engenharia-Prática-Inovação-Projecto (EPIP).
A cerimónia, que decorreu na sexta-feira, dia 20, contou com a presença de representantes do Governo Popular Municipal, Comissão Municipal de Educação e da Escola Vocacional de Mecânica e Electricidade de Tianjin, e contemplou igualmente a assinatura de um protocolo de cooperação que visa a modernização dos equipamentos de ponta instalados naquele laboratório de indústria 4.0. Na sessão estiveram também presentes empresas parceiras e estudantes e docentes de ambos os países.
O vice-director do Comité de Educação de Tianjin, Luo Yan’an, manifestou o seu reconhecimento pelos resultados da Oficina Lu Ban Portuguesa, elemento que une as cidades de Setúbal e Tianjin. «São cidades irmãs, separadas por mais de 20 mil quilómetros, que nasceram voltadas para o mar e cuja amizade celebra este ano o seu sétimo aniversário», lembrou.
O responsável sublinhou que este é o segundo centro de certificação estabelecido fora da China, representando «um marco na expansão e aplicação do modelo EPIP, em Portugal e em toda a Europa» e destacou esta «abordagem educacional inovadora que tem vindo a ser reconhecida pelos académicos e que utiliza projetos de engenharia reais, com forte aplicação prática, visando desenvolver as capacidades dos alunos, a investigação científica e resolução de problemas».
Na sua intervenção, Pedro Ferreira, vice-presidente do IPS, referiu que a Oficina Lu Ban Portuguesa “tem permitido, enquanto espaço de formação e também de ensaio de soluções para problemas concretos, uma disponibilização de meios pedagógicos excecionais aos docentes e aos estudantes do IPS, bem como uma maior abertura ao exterior, sendo por isso um espaço de valor imensurável para o IPS”.
Com a criação deste novo centro de certificação e a modernização de equipamentos, “demos mais um passo nesta ainda jovem, mas profícua parceria, potenciando neste espaço a capacitação formativa e as parcerias que ele possibilita”, rematou.
Inaugurada em 2018, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), a Oficina Lu Ban Portuguesa é hoje o espaço privilegiado dentro do IPS onde se desenvolve investigação aplicada nos domínios da mecânica, electrotecnia, ciência da computação, automação e robótica, em estreita colaboração com o corpo docente da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade (EVME) de Tianjin.
O laboratório tem vindo a actuar igualmente como âncora de um intercâmbio continuado de estudantes e docentes entre Portugal e China, nesta e noutras áreas do conhecimento, para além de permitir ao IPS ser um parceiro chave das unidades industriais instaladas na região neste processo de transição tecnológica.