Onboarding e Integração – Prémios Human Resources 2021
Qual a empresa com melhor prática de políticas de onboarding e integração de novos quadros na empresa?
Pitch dos finalistas
Accenture
À data, ainda não foi enviada informação
Grupo Ageas
No Grupo Ageas Portugal queremos que a experiência dos novos Colaboradores seja muito positiva. Todos são acompanhados, desde o primeiro dia, pela sua Gestor de RH e pelo seu próprio Gestor.
Os novos Colaboradores são ainda integrados através da Ageas Trip, uma iniciativa que dá a conhecer a Missão, Visão e Valores do Grupo, e leva todos os participantes numa viagem pelas diversas áreas de negócio da companhia, incluindo várias dinâmicas de grupo facilitadoras de comunicação e a criação de uma sensação de proximidade entre os novos colaboradores e os mais experientes!
Um momento muito apreciado por todos é um encontro com o CEO do Grupo, Steven Braekeveldt, que faz questão em ouvir todos os novos Colaboradores.
Galp
Se pensarmos no onboarding como um primeiro encontro, vemos a consequência que este tem no engagement do novo colaborador. A passagem do Onboarding para formato virtual foi um dos muitos desafios que surgiram em 2020. Não ficámos indiferentes ao desafio e adaptámos o nosso processo. Durante a primeira semana, o colaborador tem o primeiro contacto com a equipa e com e-learnings base para o início da vida na Galp. O evento Conhecer a Galp…muda tudo! dura uma semana e visa conhecer o Mundo Galp, estabelecer networking e promover momentos informais entre os new joiners. O nosso processo virtual permite-nos acolher de uma forma global, transversal e inclusiva.
CGD
O Programa de Acolhimento e Integração é um importante facilitador de integração e desempenho na CGD, contribuindo para a motivação e retenção dos novos colaboradores e reforçando os Valores e Cultura da Caixa de forma estruturada e transversal, sendo aplicável a todos os novos colaboradores.
O Programa 100% Caixa é customizado com base nos diferentes grupos de funções e engloba diferentes fases, iniciando-se antes da admissão e com diversas ações de comunicação personalizada, formação (online e presencial) e follow-up até 6 meses após a integração. Este plano de acolhimento é ainda complementado com a figura dos Mentores, já em vigor para o Programa de trainees e com a duração de 12 meses.
Deloitte
Cientes da expetativa associada a fases de mudança, trabalhamos para tornar a experiência de onboarding única e ajustada às necessidades de cada um. Com um formato renovado, adaptado ao contexto atual, a nossa onboarding journey agrega o contributo de múltiplos líderes e equipas, tendo início muito antes do primeiro dia de trabalho. São várias as iniciativas que garantem o acolhimento e acompanhamento dos novos talentos, tais como: meetups, newsletters, talks, workshops e programas de formação virtuais. Desta forma damos a conhecer a nossa realidade, a nova equipa, o que é esperado de cada um e os meios disponíveis para os ajudar, numa abordagem que assenta inteiramente no nosso lema para o talento: na Deloitte, nunca trabalharás sozinho.
EDP
Em 2020, apesar da pandemia, o Grupo EDP continuou a recrutar e a integrar novos colaboradores, na sua maioria de forma totalmente digital, reforçando o compromisso para com a empregabilidade em todas as geografias onde atuamos. Foi também um ano em que desenvolvemos uma nova experiência de onboarding remota, ágil e focada na segurança das nossas pessoas. Como exemplo, a experiência de integração do EDP Trainee Program, em que a partir de vários pontos do mundo, 25 trainees viveram uma experiência conjunta de integração, totalmente remota e focada em vários eixos: integração, conexão, cultura, negócio e desenvolvimento pessoal e profissional.
Novo Banco
À data, ainda não foi enviada informação
PwC
Todos os anos recebemos na PwC Portugal mais de 200 novos colaboradores, ávidos por aprender, crescer e dar um salto para o próximo nível. Por este motivo, temos o nosso processo de onboarding perfeitamente estruturado, composto por sessões virtuais de welcoming, formação técnica e comportamental. Depois deste primeiro contacto e da entrega de um kit essencial para o dia a dia, o processo de integração passa pelo acesso a uma intranet com páginas exclusivas para novos colaboradores, uma comunidade de partilha e suporte e é também alimentado por um programa anual de acompanhamento direcionado para New Joiners – o “The Adventure” que promove a nossa network interna, a nossa cultura e valores.