Organização internacional distingue Nelson Pires como “Melhor CEO” e promove debate sobre liderança e o futuro da Gestão de Pessoas

A Nova SBE, em Carcavelos, acolheu ontem o Encontro DCH Portugal: Diálogo entre CEOs e Directores de Capital Humano, que distinguiu Nelson Pires com o Prémio CEO DCH – A Excelência em Gestão de Pessoas.

 

Após as boas-vindas de Rita Cunha, Deputy Dean da Nova SBE, Juan Carlos Pérez Espinosa, Presidente Global da DCH, fez um breve enquadramento sobre a iniciativa, que já acontece em 11 países e que, no nosso país, chega à terceira edição. A respeito do Prémio CEO DCH- A Excelência em Gestão de Pessoas, esclareceu que resulta do reconhecimento dos pares, já que são os membros da DCH Portugal os responsáveis pela votação numa lista de candidatos, proposta pelo Comité diretivo da DCH Portugal, constituída por directores de Recursos Humanos. Juan Espinosa recordou que nas duas anteriores edições foram premiados Rui Miguel Nabeiro, da Delta, e António Portela, da Bial.

Coube a Pedro Ramos, presidente da Direcção da APG (Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas) e embaixador da DCH Portugal, entregar o Prémio Excelência na Gestão de Pessoas a Nelson Pires, Director-Geral da farmacêutica Jaba Recordati.

Com entusiasmo, o gestor agradeceu a distinção, recordando um percurso que teve início «aos 19 anos, com a minha pasta de delegado de informação médica durante o dia e estudante de Direito à noite».

E «rodear-se de pessoas melhores do que eu» nas mais variadas áreas foi o grande segredo do seu sucesso, já que lhe permitiu focar-se na organização e, mais importante do que isso, nas pessoas. Regendo-se por três factores fundamentais – «trustability, accountability e respectability», considera que os líderes devem desenvolver e promover características como «a resiliência, a preocupação com os outros, e a tomada de decisão».

Antes da entrega do galardão, Tirso Pérez Socías, Enterprise Account executive Spain & Portugal – Deel, abordou o tema “How to promote the well-being of my employees at work”, no qual destacou o ambiente, condições e carga de trabalho, igualmente importantes juntamente com o salário, motivação e conciliação vida pessoal – vida profissional.

 

Numa mesa de diálogo entre CEOs e directores de Recursos Humanos, Bernardo Samuel, board member & director da Adecco Recruitment, moderou Sara do Ó, founder & CEO do Grupo Your, Sérgio Luciano, CEO da Quilaban, S.A., Carla Caracol, directora de Recursos Humanos do Grupo Renascença Multimédia e Manuel Moutinho de Carvalho, Group Human Resources Director no NAU Hotels & Resorts.

Das principais conclusões, retira-se que a função de Recursos Humanos vai exigir diferentes competências, focadas num reforço da capacidade de ouvir, valorizando as individualidades. Também às lideranças se pede que reinventem o seu papel, fomentando espaços de diálogo e outras áreas. Consensual foi a urgência na redução da carga burocrática e administrativa dos responsáveis pela Gestão de Pessoas.

Ler Mais