Os CEO com melhor reputação em Portugal
De acordo com um estudo da GFK Metris, publicado pela revista Exame, Rui Nabeiro é o CEO com melhor reputação para os portugueses.
O fundador da Delta apresenta um índice de reputação de 35%, entre os 33 gestores das empresas que integram o PSI-20 e as companhias que lideram a lista das 500 maiores da Exame, que entram nesta avaliação.
Segue-se Alexandre Soares dos Santos, da Jerónimo Martins, com 30%, Paulo Azevedo com 29%, Belmiro de Azevedo, com 28%, e Francisco Pinto Balsemão, com 23%.
No fim da lista surge Jorge Coelho, presidente-executivo da Mota-Engil, que obtém o pior índice de reputação (6%).
Belmiro de Azevedo lidera ao nível da notoriedade, seguindo-se Francisco Pinto Balsemão e Américo Amorim. Por seu turno, António Reffóios, Rodrigo Costa e José Silva Ramos surgem nas últimas posições.
No factor liderança, Alexandre Soares dos Santos é considerado o melhor presidente executivo, a que se seguem Paulo Azevedo, Rui Nabeiro, Belmiro de Azevedo e Zeinal Bava. Já Jorge Coelho é apontado como o CEO com a pior liderança.
Rui Nabeiro é visto também com o gestor mais responsável, seguindo-se Soares dos Santos, Paulo Azevedo, Belmiro de Azevedo e Pinto Balsemão. Faria de Oliveira aparece, por sua vez, na última posição.
O fundador da Delta surge também em primeiro lugar no factor “apelatividade da personalidade”, enquanto Soares dos Santos, Paulo Azevedo, Belmiro de Azevedo e António Pires de Lima estão nos primeiros cinco lugares.
O estudo da GFK Metris teve como amostra 1033 pessoas e visou identificar a reputação, qualidades/defeitos e a comparação entre os CEO nacionais.
Lista dos 10 CEO mais reputados em Portugal
Rui Nabeiro (35%)
Alexandre Soares dos Santos (30%)
Paulo Azevedo (29%)
Belmiro de Azevedo (28%)
Zeinal Bava (22%)
Américo Amorim (19%)
Pires de Lima (15%)
António Mexia (15%)
Ricardo Salgado (11%)