Os institutos públicos são os que mais motivam reclamações. Imagina qual o mais visado?
O Portal da Queixa recebeu, este ano, perto de 15 mil reclamações dirigidas ao setor público, observando-se um crescimento de 5,9%, face a 2023. Os Serviços e Administração Pública são o segundo sector mais reclamado na plataforma. Os Institutos Públicos são os mais visados, somando 59% dos casos reportados pelos portugueses, seguindo-se a Administração Pública. Quanto a entidades, o IMT, a AIMA, o IHRU, a Autoridade Tributária e a Segurança Social lideram o número de queixas.
Na reta final de 2024, uma análise do Portal da Queixa ao sector público revela que o número de reclamações relacionadas com os serviços do Estado, continua a registar um crescimento anual consecutivo.
Entre os dias 1 de Janeiro e 15 de Dezembro de 2024, foram registadas 14.427 reclamações dirigidas aos Serviços e Administração Pública, um aumento de 5,9%, em comparação com o período homólogo de 2023, onde se verificaram 13.621 queixas. O sector posiciona-se como o segundo mais reclamado, este ano, pelos portugueses.
Entre as várias subcategorias analisadas, os dados indicam que, à semelhança de 2023, são os Institutos Públicos que lideram o maior volume de reclamações (59%), refletindo um aumento de 14,7% no número de queixas, em relação ao mesmo período do ano passado. Segue-se a Administração Pública que, este ano, recolheu 17,7% das más experiências relatadas.
O terceiro lugar pertence ao poder local, com as Câmaras Municipais a absorverem 13,1% das denúncias. Seguem-se os Serviços Sociais e de Previdência, com uma fatia de 6,7% dos casos reportados. Já as Entidades Reguladoras somaram 1,7% das denúncias dos cidadãos.
A subcategoria Polícia, Emergência e Bombeiros foi responsável por 1,3% das reclamações e as Empresas de Gestão Municipal foram alvo de 0,6% das participações.
No Top 10 das entidades mais reclamadas estão cinco institutos públicos. O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) – que figuram no topo da tabela -, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Instituto dos Registos e Notariado (IRN).
Constam ainda três organismos da Administração Pública: Autoridade Tributária, Ministério da Educação e Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Segurança Social é o único organismo dos Serviços Sociais e de Previdência que figura no ranking e a Câmara Municipal de Lisboa também integra o Top 10.
Entidade | Categoria | % Queixas |
IMT | Institutos Públicos | 32.2% |
AIMA | Institutos Públicos | 13.9% |
IHRU | Institutos Públicos | 4.9% |
Autoridade Tributária e Aduaneira | Administração Pública | 4.9% |
Segurança Social | Serviços Sociais e de Previdência | 4.8% |
Ministério da Educação | Administração Pública | 3.7% |
Serviço Nacional de Saúde | Administração Pública | 3.6% |
IEFP | Institutos Públicos | 2.9% |
Câmara Municipal de Lisboa | Câmaras Municipais | 2.9% |
IRN – Instituto dos Registos e Notariado | Institutos Públicos | 2.0% |
Segundo aferiram os dados do Portal da Queixa, entre os principais motivos de reclamação está o incumprimento de prazos, referente a atrasos no cumprimento de compromissos, como entrega de serviços, respostas ou resolução de problemas dentro dos prazos acordados, que gerou 53,2% das queixas.
A motivar 10,1% dos casos reportados estiveram as falhas/erros, onde são referidos problemas técnicos, interrupções de serviço ou erros no funcionamento de sistemas e processos. O mau atendimento foi denunciado em 8,7% das reclamações, traduzindo casos de atendimento inadequado, desrespeitoso ou ineficiente por parte dos profissionais envolvidos.
Na origem de 6,1% das queixas esteve a falta de informação, ou seja, a ausência de esclarecimentos, falha na comunicação ou informações incompletas ou contraditórias. Já a demora no atendimento foi reportada em 4,7% dos casos, onde foi invocado o longo tempo de espera para ser atendido ou conseguir acesso ao serviço numa entidade.