Os salários no sector financeiro estão a aumentar. Veja aqui os perfis mais procurados
A procura de perfis financeiros, nomeadamente para funções de Controlling, Contabilidade e direcção Financeira, tem tido um aumento gradual nos últimos anos. A conclusão é do estudo anual da Michael Page sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão.
O estudo mostra que PME’s que procuram profissionalizar as suas equipas, bem como multinacionais e empresas de SSC, têm sido os principais players no que respeita a novas contratações, criando uma enorme dinâmica no mercado de trabalho nestas áreas. A automatização de processos e a aplicação de ferramentas de Business Intelligence tem provocado uma mudança nos perfis e responsabilidades para o departamento financeiro, exigindo aos profissionais adaptação e agilidade.
As empresas procuram perfis que demonstrem capacidade analítica e espírito crítico, integrados em equipas multidisciplinares que trabalham, em conjunto, projectos transversais e em estreita parceria com as equipas de gestão de topo. Soft skills como a capacidade de comunicação com diferentes interlocutores, hands on approach, orientação para resultados e para a melhoria contínua de processos, continuam a ser altamente valorizadas.
Neste contexto, tem havido um aumento salarial em funções como Controlling, Contabilidade e direcção Financeira. Exemplificando, nas funções de direcção, como a de Controller Financeiro, o salário oscila entre 23,800 a 49 mil euros enquanto um auditor externo pode ganhar até 46,200 euros.
De um modo geral, houve um incremento global na ordem dos 10% dos perfis especializados na área financeira, com particular incidência em áreas tipicamente menos abrangidas por este tipo de mutações como são a Contabilidade ou algumas funções transacionais do processo financeiro.