Patrícia Fernandes, Directora de Marketing Digital, Inovação e Comunicação da Caixa Económica Montepio Geral
O melhor conselho de carreira que recebi até hoje foi-me dado pelo primeiro CEO com quem trabalhei directamente e ainda hoje o considero tão válido, que o uso proficuamente e o transmito com frequência às minhas equipas, sejam homens ou mulheres, porque é verdadeiramente unissexo: saber dizer Não!
Dizer Não a uma ideia, proposta, pedido ou directiva é um acto de coragem, mas não deve ser confundido com má vontade, arrogância, falta de solidariedade ou espírito de equipa. Por isso, se bem enquadrado, documentado e usado no contexto certo, de forma excepcional mas adequada, saber dizer Não pode fazer verdadeiros milagres na forma como somos percepcionados e na nossa credibilidade. Porquê? Porque nos torna mais “accountable”, reforça a fiabilidade e a nossa capacidade de resposta atempada, contribui decisivamente para uma melhor gestão de prioridades, faz com que indirectamente sejamos capazes de produzir com maior qualidade e aumenta o nosso foco na distinção do que é essencial. Além de coragem, saber dizer Não quando não concordamos, não somos capazes de corresponder ou entregar no prazo requerido é um acto de respeito pelos outros, mas acima de tudo por nós próprios. Permite-nos gerir melhor o “work/life balance”, o que seguramente contribui para o nosso bem-estar, felicidade e disponibilidade física e mental para o trabalho.
A chave está na arte com que dizemos este Não, na argumentação que usamos, na forma como o comunicamos e, mais desafiante, em não deixarmos os outros pendurados sem alternativa, mesmo quando reafirmamos este Não.