Pedro Pais de Almeida eleito vice-presidente da Union Internationale des Avocats
O sócio da Abreu Advogados integra a liderança da mais antiga organização internacional de advogados, que reúne cerca de dois milhões de profissionais em mais de 110 países. Em 2017, ascende à presidência da UIA.
Pedro Pais de Almeida já era membro activo da UIA desde 1995, tendo desempenhado diversas funções na organização, nomeadamente: segundo vice-presidente da Comissão de Investimentos Estrangeiros (2004-2006); presidente da Comissão de Investimentos Estrangeiros (2006-2011); director adjunto das Comissões (2010-2011); director das Comissões (2011-2015); e representante da UIA na ILAC – International Legal Assistance Consortium (desde 2009).
O profissional português vai agora suceder a Laurence Bory, de nacionalidade suíça e a primeira mulher que assumiu a presidência da organização, fundada em 1927. Pedro Pais de Almeida ascenderá ao cargo de presidente em 2017, no ano em que a organização completa 90 anos de existência.
«Assegurarei, na minha nova função, a persecução dos princípios do Estado de Direito e a defesa dos advogados, impedidos de forma ilegal de exercerem a sua profissão. Considero que este é um momento de reconhecimento para todos os advogados que falam a língua de Camões e conto com o apoio de todos», afirma Pedro Pais de Almeida, na Assembleia Geral em que foi eleito vice-presidente, em Valência.
Entre 1962 e 1963, a UIA foi também presidida por um profissional português, Adelino da Palma Carlos.