Planeamento da reforma

Um dos erros típicos é assumir que bastará preocuparmo-nos a 5 ou 10 anos da reforma. Esta visão não leva em consideração um ponto fulcral: em 5 ou 10 anos dificilmente iremos poupar o suficiente para complementar a pensão de reforma, da qual iremos usufruir provavelmente durante os 20 anos posteriores.

Fotografia de Photostock

3 Passos simples para planear a reforma

1.º Passo: Defina os seus objectivos, em função dos seus projectos de futuro. A entrada na idade da reforma é cada vez mais olhada como o princípio de uma nova fase de vida, em que iremos dispor do tempo e dos meios para realizar todos aqueles planos que fomos adiando:

» Que planos tem para quando se reformar?

» Viver numa casa de campo?

» Viajar?

» Dedicar-se a actividades educacionais e de lazer (voltar a estudar, hobbies, etc)?

» Apoiar os descendentes (filhos, netos)?

» Criar um negócio?

» Outros?

Todos estes planos requerem algum investimento, pelo que será conveniente analisar o património acumulado ao longo da vida activa e avaliar se este lhe permitirá realizar os seus projectos, sem recurso ao seu rendimento mensal.

Um dos passos mais importantes, e o ponto de partida, para o planeamento da reforma é ter uma estimativa dos valores que vai necessitar para o futuro.

2.º Passo: Estime a sua reforma, para aferir se o valor da Pensão será suficiente. A maioria pretende manter na reforma o nível de rendimentos que aufere no final da vida activa. Para isso é essencial saber com a devida antecedência quanto iremos usufruir de Pensão de Reforma.

Por outro lado, há regalias que não serão consideradas para cálculo da pensão. Extras como complementos salariais, viatura de serviço e combustível, seguros de saúde e prémios são benefícios que provavelmente perderemos no momento em que deixarmos a vida activa. Para além destas regalias que serão automaticamente eliminadas com a entrada na reforma, a maior parte de nós sofrerá uma quebra de rendimento mensal, por via do sistema de cálculo das pensões.

3.º Passo: Constitua um Plano de Reforma que lhe assegure um futuro mais tranquilo. Para complementar a sua Pensão de Reforma existem Planos de Poupança Reforma BPI (PPR) especialmente criados com a finalidade de constituir uma reserva financeira para o futuro do seu agregado familiar.

Além de rentabilizarem o seu dinheiro, os PPR apresentam outras vantagens para programar o futuro: ao contrário da maioria dos investimentos tradicionais (como por exemplo os Depósitos a Prazo, cujos rendimentos são normalmente tributados anualmente a 20%), os rendimentos gerados pelo PPR só são tributados no momento do reembolso e a taxa é reduzida para 8% (taxa actual, em 2010 foi de 4%), o que se traduz num ganho adicional.

Começar gradualmente e com pouco. Não espere mais tempo para iniciar uma poupança para a reforma, ainda que apenas possa dispor de montantes reduzidos. Constitua um Plano de Reforma mensal, com o montante que livremente definir.

Os Planos de Reforma BPI estão disponíveis com a periodicidade que mais lhe convier. A vantagem destes Planos é que pode alterar, ou até cancelar, os montantes das entregas e a periodicidade, sem qualquer restrição ou custo. Ao optar por um Plano de Reforma estará a constituir uma poupança gradualmente.

Provavelmente nem vai dar pela falta daquele montante no seu dia-a-dia e ao longo do tempo os rendimentos irão capitalizando, constituindo uma reserva financeira para o seu futuro.

Começar cedo para ganhar. O tempo é o seu melhor aliado no planeamento da reforma, porque quanto mais cedo começar a sua poupança maior o potencial de rentabilizar o seu dinheiro no longo prazo. O ideal seria que cada cidadão começasse a sua Poupança para a Reforma no dia em que entra na vida activa, pois nunca é muito cedo para começar.

Vale mais começar a sua Poupança cedo e com pouco do que começar tarde e com muito.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
Chevy Suburban: O primeiro carro com uma estrela em Hollywood