Politécnico de Santarém reforça aposta na área agroalimentar com dois novos cursos técnicos
Foi criado, em Alcobaça, um consórcio para o funcionamento de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP) na área agroalimentar. Este projecto resulta da colaboração entre a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, o Município de Alcobaça, a Universidade de Coimbra, a EPADRC (Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Cister) e o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).
O consórcio tem como objectivo promover a formação em práticas agrícolas sustentáveis, bem como preparar os alunos para os desafios do sector agrícola contemporâneo. Com a experiência e o conhecimento das instituições envolvidas, espera-se oferecer uma formação de qualidade que vai ao encontro das necessidades do mercado.
A nova oferta formativa consta de dois cursos TESP, um em Tecnologias de Produção Integrada em Hortofrutícolas, que arranca já este ano lectivo (2024/25), e o TESP em Inovação Gastronómica, no ano lectivo (2025/26).
Este ano lectivo, os espaços formativos serão partilhados entre as instalações do CESUCA (Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça) e a EPADRC (Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Cister), em Alcobaça, bem como, os campos experimentais do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).
Todos os interessados podem obter mais informações sobre o processo de candidatura, estrutura curricular e submeter as suas candidaturas no site do Instituto Politécnico de Santarém. O início das aulas está previsto para 30 de Setembro.