Porque cresce a tendência do renting de frotas?

O número de empresas e particulares que optam pelo renting, em vez de adquirirem e gerirem uma frota própria, é cada vez maior, porque as vantagens operacionais, fiscais e contabilísticas justificam a opção. Mas afinal o que é o renting?

 

As frotas de empresas, incluindo os carros de serviço e as viaturas atribuídas a quadros de topo como complemento de salários, representam hoje uma parte significativa dos custos operacionais, incluindo, além do financiamento, as despesas com combustíveis, pneus, seguros, manutenção e reparações, entre outros.

É certo que a opção pelo Aluguer Operacional de Viaturas (AOV), conhecido como renting, tem grandes vantagens, para empresas, mas também para particulares.

O que é o renting? 

 É um contrato para a utilização de um veículo, normalmente a três ou a quatro anos, mediante o pagamento de uma renda mensal previamente acordada.

Além de permitir o dispor de veículos sem necessidade de mobilizar os recursos financeiros necessários para a compra, o renting tem vantagens fiscais e contabilísticas, pois transforma o investimento de bens de equipamento em custos operacionais, evitando, por exemplo, as amortizações e as depreciações.

O valor da renda a pagar é calculado com base em quatro factores. O preço de aquisição da viatura, sendo que quanto mais baixo for, menor será a renda mensal.

O modelo da viatura escolhida também influencia o valor, pois o contrato pressupõe que no final este é entregue à empresa de aluguer de carros, que depois o terá de vender como veículo usado. Quanto maior o valor de determinado modelo como usado, mais reduzida será a renda a pagar.

Há ainda que contar com a quilometragem contratada. Os quilómetros são uma métrica de desvalorização dos modelos, pelo que quanto mais quilómetros estiverem definidos por contrato, mais alta será a renda. Como se referiu acima, o número máximo de quilómetros que a viatura pode percorrer por ano é uma das cláusulas do contrato inicial.

Os veículos adstritos a certas funções, nomeadamente nos departamentos comercial e de marketing, têm normalmente mais quilómetros acordados. Um contrato pode ficar entre 10 mil a 40 mil euros/ o total de quilómetros por ano, dependendo do uso e dos requisitos.

Por último, o valor da renda depende ainda dos serviços incluídos e contratados. Normalmente um renting automóvel inclui manutenção e substituição de pneus, no entanto, poderá também incluir serviços, como o seguro automóvel, a inspecção periódica ou até um veículo de substituição. Todos os serviços extra farão aumentar a renda.

Vantagens fiscais

O renting é uma solução de financiamento de frotas com vantagens para os fluxos de caixa, mantendo os custos fixos da frota para o período do contrato. A contabilização da viatura não é feita no Imobilizado, como nos outros produtos financeiros. Uma vez que a propriedade se mantém na empresa de aluguer de viaturas, o que permite um melhor controlo dos rácios de endividamento.

Ou seja, terminado o contrato, os veículos voltam à posse da empresa de aluguer sem qualquer impacto no balanço da empresa, pois tratam-se de despesas operacionais.

O renting também optimiza a gestão da frota, pois as empresas especializadas no negócio têm as melhores práticas e sabem como minimizar os custos derivados da utilização, ficando responsáveis por toda a gestão operacional da viatura durante o prazo contratual.

Para as empresas, permite a dedução do IVA das rendas, sempre que o veículo se enquadrar no regime de dedução. Financeiramente, o IVA é dedutível mensalmente.

A solução de Renting Automóvel  Renault Business Finance integra desde o financiamento a uma gama completa de serviços flexíveis, como a manutenção automóvel, mudança de pneus, inspecção periódica obrigatória, gestão de combustível, seguros de danos próprios, viatura de substituição, assistência em viagens e linha de apoio ao cliente.

Vantagens do Renting

CONTABILIDADE – Com o renting, a empresa não compra o veículo, mas aluga-o, o que significa que nenhum financiamento será contabilizado no balanço contabilístico da empresa. Os pagamentos são deduzidos como despesas operacionais, não tendo impacto nos cash-flow:

MELHOR MANUTENÇÃO – É assegurada a boa manutenção dos veículos, reduzindo ao mínimo os riscos de avaria que possam vir a afectar a sua actividade.

SIMPLICIDADE NO FINAL DO CONTRATI – No final do contrato não terá de se preocupar em vender o seu veículo usado, pois o mesmo é devolvido à locadora no fim do contrato. Se precisar de um veículo novo, a locadora faz-lhe um novo contrato,

REDUÇÃO DE CUSTOS – O orçamento do seu veículo é optimizado, pagando apenas pela utilização do veículo e serviços incluídos e ao ter um parceiro de confiança a gerir a sua frota, poderá recolocar os custos de gestão de frota para outras áreas.

MAIOR PRODUTIVIDADE – Ao libertar-se das tarefas de gestão de frota, como manutenção, renovações, etc., passa a ter mais tempo disponível para se dedicar ao que mais lhe interessa. Fazer crescer o seu negócio.

Veja também estas notícias

Ler Mais