Portal da APESPE gera cerca 100 oportunidade de emprego por dia
O Portal de Emprego da Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego (APESPE) fechou o ano de 2012 com o registo de 6339 candidatos inscritos e facultou uma média diária de 100 anúncios de oferta de emprego, provenientes das empresas associadas.
A área Vendas/Comercial (22%) foi a que verificou maior oferta de emprego, seguindo-se Call Centre e Serviços de Apoio ao Cliente (19%), Administrativo e Serviços de Apoio (18%), Construção Civil (12%), Indústria (8%), Contabilidade e Auditoria (7%), com a restante quota a ser repartida por diversos sectores/áreas de actividade.
No mesmo período o Portal registou um total de 53956 visitas, das quais 43370 são de visitantes únicos. A página teve, ao longo de 2012, 164733 visualizações, com o rácio de página/visita de 3.05 e uma duração média de visita de 2 minutos e 11 segundos. O tráfego de pesquisas representou 60,95% do total, enquanto o tráfego de referências correspondeu a 25,92% e os restantes 13,13 são referentes a tráfego directo.
Projecto inovador de emigração controlada para 100 mil profissionais
A APESPE tem mantido conversações com o Governo com vista à criação de condições ideais para a colocação, a prazo, de 100 mil profissionais portugueses noutros mercados de trabalho. Actualmente são 10 mil os portugueses colocados pelo sector privado de emprego no estrangeiro.
Com o projecto apresentado a APESPE espera ajudar a estancar o desemprego, através de uma solução de emigração controlada (apoiada), de que resultará um considerável aumento de remessas para Portugal e uma substancial redução das despesas da Segurança Social com, designadamente, subsídios de desemprego.
Esta solução permitirá também a mais fácil manutenção do vínculo do profissional emigrado a Portugal, assim como uma maior capitalização das famílias portuguesas e ainda a minimização das redes mafiosas de emigração, evitando a exploração das pessoas.