Portugal está “mais talentoso”
Portugal está em 29.º lugar no Global Talent Competitiveness Index (GTCI) de 2018, que revela os “países mais talentosos do mundo”. Representa uma subida de dois lugares no ranking que analisa a capacidade de atrair e reter talento a nível global.
O estudo, desenvolvido em parceria com o Grupo Adecco, revela também que Lisboa ocupa o 19.º lugar entre as 90 cidades analisadas, merecendo igual destaque pela positiva. Portugal passa assim a integrar o primeiro quartil do índice, ultrapassando Espanha (que passa a ser 31.ª), Itália (36.ª classificada) e Grécia (42.ª).
Na liderança (agora reforçada) está a Suíça, seguida por Singapura e Estados Unidos da América. O restante top 10 é composto por países europeus, nesta ordem: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Reino Unido, Holanda e Luxemburgo.
Outro factor que o índice mostra é que Portugal tem classificações melhores, quando analisadas as questões da tolerância a minorias e emigrantes, qualidade de vida, publicação em revistas científicas, sistema de pensões e diferença salarial entre géneros. Ao mesmo tempo, surgem variáveis como o ensino secundário, facilidade de mudança, exportações de valor elevado, colaboração entre organizações, enriquecimento intelectual e gestão profissional.
O GTCI é anual e classifica 119 países e 90 cidades. Pode ser consultado na íntegra aqui.
Veja também estas notícias.