“Portugal demonstrou ter as capacidades em termos de recursos humanos com fortes competências técnicas”, João Faísca, INFORM Portugal
Em entrevista à Human Resources, João Faísca, CEO INFORM Portugal, fala-nos sobre a empresa, as soluções que oferecem e a estratégia do grupo.
Antes de tudo, apresente-nos a INFORM. Que soluções oferecem? Qual o papel da filial portuguesa na estratégia global do grupo?
A INFORM, com sede em Aachen, Alemanha, desenvolve software para a otimização de processos empresariais utilizando a Tomada de Decisão Digital (Digital Decision Making) baseada em Inteligência Artificial (IA) e Investigação Operacional. Oferecemos soluções chave-na-mão para uma grande variedade de sectores de atividade e tipos de operações.
Mais de 1.000 empresas em mais de 40 países utilizam os sistemas de software da INFORM. São apoiadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, a partir de Aachen e de vários empresas do grupo em Atlanta GA, EUA, Sydney, Austrália, Santiago do Chile, Chile, São Paulo, Brasil, Lisboa, Portugal e Singapura.
A INFORM abriu um novo escritório em Portugal para potenciar a expansão das suas soluções no mercado nacional focadas na prevenção de risco e fraude baseada em IA e deteção em tempo real para instituições financeiras e telecomunicações, bem como soluções para a aviação, produção, logística e workfiorce management como principais áreas de negócio da empresa em Portugal. A escolha de Portugal resultou de uma procura muito cuidada por parte do Grupo INFORM de uma localização fora da Alemanha, mas na Europa, para estabelecer um hub de inovação e talento. Portugal demonstrou ter as capacidades em termos de recursos humanos com fortes competências técnicas, o que no nosso caso, enquanto empresa tecnológica fornecedora de software avançado, era fundamental.
Em que áreas actuam e onde pretendem fazer a diferença junto dos parceiros/clientes portugueses?
Tal como referi anteriormente, Portugal tem um potencial de negócio para o nosso software inteligente para a decisão em tempo real aplicado em muitas áreas de negócio e indústrias, tais como: Aviação, Risco e Fraude aplicado à Banca, Seguros e Telecomunicações, Logística Automóvel, Transportes Terrestres e Marítimos, Workforce Management. Vemos uma grande diferenciação e apetência nestas áreas de foco para o nosso software e tirando partido dos casos de sucesso em clientes internacionais da INFORM, será rápida e fácil adoção por parte das empresas portuguesas, com grandes ganhos em termos de eficiência e rápido retorno do investimento.
A análise de dados baseada em IA é atualmente uma das ferramentas mais importantes para as empresas no que respeita a tomadas de decisão. Esta é uma das grandes mais-valias do software da INFORM? Em que sentido?
Sim, sem dúvida. Enquanto o software de gestão de dados apenas fornece informação, os algoritmos da INFORM podem analisar grandes quantidades de dados numa questão de segundos, calcular inúmeras variantes de decisão e sugerir ao utilizador a melhor solução possível para implementação. Complementando os sistemas clássicos de TI, este é o caminho para o maior sucesso e sustentabilidade dos nossos clientes.
Como é que a INFORM adapta as suas soluções à diversidade de áreas onde actua?
A INFORM tem Unidades de Negócio especializadas em cada área onde atua. O nosso software otimiza milhares de milhões de decisões todos os dias numa série de indústrias, desde a aviação, transportes e logística, até à financeira, fabrico e telecomunicações. É utilizado para diversas aplicações, incluindo o planeamento da procura e da produção, a gestão da força de trabalho, a logística e o transporte, a gestão de inventários, a gestão de riscos e a prevenção de fraudes financeiras. Cada decisão que uma empresa toma tem um impacto direto em muitas partes interessadas, desde clientes e funcionários a acionistas e à sociedade em geral. Na INFORM, acreditamos que as decisões e processos empresariais podem ser amplamente otimizados com a aplicação de IA e matemática avançada.
Para dar apoio aos seus clientes (mais de 1000 em todo o mundo), a INFORM conta com mais de 900 engenheiros de software, analistas de dados e consultores. Quantos destes colaboradores trabalham para a INFORM Portugal?
Alguns meses após a criação da empresa, iniciámos o processo de contratação e, atualmente, temos mais de duas dezenas de colaboradores. Os perfis que estamos a contratar são colaboradores para desenvolvimento de software e para algumas áreas do nosso portfólio de produtos, nomeadamente pré-vendas e consultores de negócio. Durante o ano de 2023, iremos contratar mais colaboradores para as várias unidades de negócio INFORM, para trabalhar com os clientes em Portugal e no estrangeiro. Para 2024, prevemos continuar a crescer em termos de contratação de colaboradores, sobretudo consultores de negócio e para desenvolvimento de software. Dependerá também da dinâmica do negócio, tanto a nível nacional como internacional.
Numa altura em que a qualificação, captação e retenção de talento são questões incontornáveis na constituição de uma equipa de trabalho, como é que a INFORM consegue responder a estas variáveis?
A INFORM está ativamente no mercado na identificação e atração de candidatos que tenham as power skills e hard skills que valorizamos e fomentamos para se juntarem à nossa equipa. Outro grande desafio é a retenção dos colaboradores que já dispomos nos nossos quadros e que merecem a nossa melhor atenção e acompanhamento de forma a termos sempre presente o que cada um valoriza. Apesar de sermos uma empresa recente no mercado nacional, atualmente já fazem parte da nossa equipa mais de duas dezenas de elementos, sendo que o nosso foco e atenção é dar aos nossos colaboradores todas as condições para evoluírem na sua carreira, proporcionando um conjunto de benefícios que estejam em linha com a dos nossos colegas na Alemanha e ao nível do Grupo INFORM.
O que consideram realmente importante para cativar novos colaboradores e que características privilegiam quando contratam?
Portugal tem muito potencial no que diz respeito a talento com fortes capacidades técnicas, resultado das excelentes universidades, o que no nosso caso, como empresa tecnológica fornecedora de software avançado, é fundamental. Aliado à formação técnica, temos em consideração outros fatores por nós considerados muito importantes, como por exemplo as power skills: proatividade, flexibilidade, atitude positiva, espírito de equipa e também em muitos casos, experiência internacional.
É difícil contratar colaboradores nestas áreas tão técnicas? Como têm sentido a evolução dos novos colaboradores, já mais alinhados com a revolução digital e o advento da IA a que estamos a assistir?
Todos sabemos que o mercado português é muito competitivo na procura de talento, principalmente nas áreas avançadas de IA, mas a INFORM, em Portugal, fruto da excelente equipa de recursos humanos, em coordenação com a equipa internacional, tem conseguido fazer uma boa prospeção e identificação de profissionais valiosos para as equipas de desenvolvimento e implementação dos nossos produtos baseados em áreas de IA para a tomada de decisões em tempo real.
De uma forma geral, como olham para o futuro das empresas? É incontornável a optimização de processos através de Digital Decision Making baseado em IA e Pesquisa Operacional? Que desafios podem vir a surgir e como poderão ser respondidos?
O mercado é muito dinâmico e a capacidade de resposta que as empresas terão que dar para acompanhar o desenvolvimento e os desafios impostos pela dinâmica do mercado vão ser críticos. Problemas complexos compostos por inúmeras fontes de dados e quantidades enormes de informação aliado a decisões em tempo real, é aqui que o software inteligente da INFORM terá uma resposta cabal para a otimização de processos e tomadas de decisões com impacto no negócio. A Digital Decision Making combinada com a utilização de Inteligência Artificial e Investigação Operacional (Operation Research), vai proporcionar às empresas uma vantagem competitiva única. Com a crescente globalização ao nível dos negócios, a INFORM em Portugal pretende utilizar experiências de sucesso anteriormente utilizadas em clientes internacionais de forma a acelerar a implementação da solução que trará uma clara proposta de valor para as empresas portuguesas.