Portugal registou um aumento de 16% nas insolvências em 2011

A análise anual de Insolvências realizada pela COSEC registou um total de 4.746 insolvências no ano 2011 em Portugal, o que representa um aumento de 16% face a igual período do ano anterior.

O sector da Construção representa quase um terço do total das insolvências em 2011 com uma variação homóloga de 13% face ao número de casos de insolvência, tornando-se o sector mais relevante para a análise dos distritos mais afectados (Porto, 23%, Lisboa, 24% e Braga, 28%).

Berta Dias da Cunha, administradora da COSEC refere que “o menor crescimento que se perspectiva para a actividade comercial a nível mundial, em conjunto com políticas monetárias e fiscais mais restritivas, sobretudo na Europa, deverão reflectir-se em 2012 no aumento do número de falências de empresas. Esta tendência será mais pronunciada na Europa, devido à retracção da procura e às dificuldades de financiamento encontradas pelas empresas. Este enquadramento exigirá uma atenção especial das empresas na gestão dos seus créditos comerciais.” Já a nível mundial, em 2011, as insolvências decresceram cerca de 3%.

Notícia relacionada:

13 empresas encerradas por dia