Portugal sobe 41% em insolvências

cosecEm 2012, foram 6688 as empresas portuguesas que declararam falência, mais 41% do que no ano anterior. A maioria das insolvências corresponde a microempresas, sendo a construção o sector mais afectado.

O balanço é apresentado pelo estudo anual COSEC Insolvências 2012, que aponta o sector da construção como o mais pressionado pela crise económica, registando uma fatia de aproximadamente 28% do total dos pedidos de falência submetidos no ano passado. O número representa também uma variação homóloga de 43% e revela que este é o sector com maior peso nos distritos mais afectados, correspondendo a 24% das insolvências a nível nacional no Porto, 21% em Lisboa e 12% em Braga.

Após um aumento de 1% dos pedidos de insolvência a nível mundial, a Euleur Hermes, accionista da COSEC, prevê um acréscimo de 4% em 2013. Já em Portugal, o tecido empresarial não deverá ter uma subida deste número e o país será mesmo um dos quatro a apresentar uma redução das insolvências, depois de sete anos de crescimento consecutivo deste indicador.