Portuguesa na TED Talks
Sandra Fisher-Martins, fundadora da Português Claro, viu a sua palestra “O direito a compreender”, gravada em Março no TEDx Porto, seleccionada entre milhares para figurar, ao lado de Julian Assange, Bill Clinton ou Steve Jobs, no site das conhecidas TED Talks (conversas nas áreas da Tecnologia, Entretenimento e Design).
Vistas por milhões de pessoas em todo o mundo, as TED Talks reúnem as vozes com discursos que pretendem inovar e inpirar, desde cientistas e escritores a políticos e visionários.
Na sua TED Talk, Sandra fala das barreiras criadas pela linguagem complexa dos documentos do dia-a-dia: contratos, bulas de medicamentos, cartas do banco ou da seguradora, etc. “Sabemos que, demasiadas vezes, a forma como o Estado e as empresas comunicam com o público confunde, exclui e intimida”, diz Sandra. “É urgente simplificar a linguagem dos documentos que usamos para tornar decisões acerca da nossa saúde, educação, bem-estar e direitos cívicos ou corremos o risco de estar a alimentar um verdadeiro ‘apartheid da informação’.”
Como antídoto contra a complexidade desnecessária, a activista propõe uma regra simples: “escrever para a avó”, com frases curtas, palavras do dia-a-dia e, acima de tudo, respeito por quem lê.
A Português Claro é a primeira empresa portuguesa dedicada em exclusivo à comunicação em linguagem clara. O Instituto da Segurança Social, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a ANACOM e a Caixa Geral de Depósitos são exemplos de entidades que já recorreram a esta empresa para produzir documentos com linguagem mais simples.
Veja a palestra de Sandra Fisher-Martins.