Precisa de novos líderes? Pense ao contrário

Os líderes conseguem levar a sua equipa a atingir os resultados necessários à organizaçãoA proposta apresentada pelo Hay Group no estudo “Who are the leaders of the future?”, em colaboração com a General Electric, sugere que a forma de criar novos líderes, de baixo para cima, está datada e tem de mudar.

São necessários novos líderes num mundo em que o talento é escasso. Para fazer frente ao fraco dinamismo das economias dos países desenvolvidos, como a dos EUA, ao envelhecimento da força de trabalho e ao rápido crescimento das economias emergentes, as empresas terão de mudar as abordagens de formação de liderança.

«É preciso tempo e um percurso cuidadosamente escolhido para desenvolver as capacidades de liderança dos futuros líderes. E o planeamento destas acções de desenvolvimento precisa de começar muito cedo para dar-lhes tempo suficiente para conseguirem a experiência de que precisam», explica o grupo. Tempo que escasseia para a maioria das empresas, que precisam o mais depressa possível de novos líderes.

Por isso, é necessária uma nova forma de planear as carreiras dos futuros líderes. O Hay Group propõe mudar a estratégia para uma identificação de talento “de cima para baixo”, ou de “definição de carreiras de importância crítica”, na denominação da consultora desta nova metodologia.

Esta estratégia «ajuda as organizações a colmatar a necessidade de líderes porque começa com a identificação dos cargos mais importantes para o sucesso das operações para depois, num percurso feito ao contrário, envidar esforços para criar percursos profissionais que incluam um conjunto de experiências necessárias para que os profissionais estejam preparados para assumir futuros cargos de liderança», explica o Hay Group.

«É uma abordagem orientada para o futuro do negócio, porque olha primeiro para as necessidades futuras da organização, para criar depois um plano para desenvolver o talento necessário para conseguir colmatá-las», prosseguem.

Pode encontrar o estudo completo aqui.

Ler Mais