Primeiro programa português de requalificação profissional já está “no ar”. O objectivo é formar 20 mil pessoas em profissões de elevada empregabilidade

O seu futuro (re)começa agora. É esta a mensagem que o PRO_MOV by Reskilling 4 Employment apresenta no novo site do primeiro programa português de requalificação profissional no âmbito da iniciativa europeia Reskilling 4 Employment (R4E).

Além da página reunir num só local toda a informação sobre os cursos disponíveis, a respectiva localização e critérios de participação, permite que qualquer pessoa se inscreva directamente nas formações que já dão acesso a profissões com futuro em sectores de alta empregabilidade.

No total, mais de 220 pessoas já abraçaram a oportunidade de mudar de vida, com os primeiros finalistas a registarem uma taxa de empregabilidade a rondar os 90%.

Desenvolvido pelos parceiros do programa PRO_MOV, em colaboração com a Hill+Knowlton Strategies, este site tem à disposição dos candidatos um formulário de inscrição imediata no curso que vai conferir competências em áreas de maior procura de trabalho qualificado. Neste momento estão disponíveis para inscrição formações nas áreas do Digital, Green Jobs, Vendas, Saúde, Agricultura e Indústria. Todos os novos cursos serão actualizados no site, em função do calendário das acções de formação no terreno.

Todos os cursos incluem, além da formação teórica, formação prática em contexto de trabalho, permitindo a transferência do contexto teórico para o mundo real.

Para já, as profissões de elevada empregabilidade disponíveis são: Software developers, analistas Químicos, eletricistas de Instalações Sustentáveis, auxiliares de Acção Médica, assistentes Geriátricos, operadores Agrícolas Especializados em Viticultura e Olivicultura, assistentes de Contact Center, Electromecânico de Manutenção Industrial e Business analyst.

«O site é prático e intuitivo, permitindo a qualquer pessoa o acesso a todas as informações disponíveis bem como à inscrição no curso que mais lhe interessar. Tudo no mesmo espaço», afirma Marta Cunha, head of Transformation da Sonae e líder da Equipa de Gestão PRO_MOV. O lançamento das redes sociais está para breve e será «uma ferramenta de comunicação que vai ter um papel fundamental na divulgação do programa, dos parceiros e, sobretudo, no acesso às formações disponíveis.»

«O papel do IEFP neste programa, cumprindo um dos desígnios da sua missão, é ser o elo entre quem disponibiliza emprego e quem o procura. Com o PRO_MOV falamos a linguagem das empresas, com cursos que se adaptam e que respondem em tempo útil às suas necessidades», refere Luís Manuel Ribeiro, gestor do programa no IEFP. «Por outro lado, contribuímos para que os formandos aumentem as suas competências no sentido de mais rápido e com melhores condições reintegrarem o mercado de trabalho ou ascenderem profissionalmente.»

O PRO_MOV teve início em 2021, liderado pela Sonae, em colaboração com a Nestlé e SAP, lado a lado com o sector público, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP), parceiro fundamental deste projecto, cedo se juntou à iniciativa trazendo-lhe escala através da entrada de dezenas de empresas portuguesas dos mais variados sectores.

Portugal, Espanha e Suécia foram os primeiros países a aderir à iniciativa europeia Reskilling 4 Employment, concebida pela European Rountable Industry (ERT), fórum de alto nível que junta 60 CEO e presidentes de empresas europeias, com a ambição de liderar a requalificação de cinco milhões de pessoas até 2030.

Entre as empresas que integram a iniciativa a nível europeu estão AstraZeneca, Deutsche Telekom, Iberdrola, Leonardo, Nokia, Techint, Telefonica, Titan Cement, Vodafone Group e Volvo Group, Sonae, Nestlé, Sap, entre outras. O objectivo do R4E Portugal é apoiar a requalificação de 20 mil portugueses até 2025.

Ler Mais