Aprender a estabelecer prioridades
“Pesquisas confirmam que, ao dedicar 10 minutos diários no estabelecimento de prioridades, é possível economizar mais do que uma hora por dia”, explica Paulo Kretly, presidente da FranklinCovey Brasil. Este é o primeiro passo para uma melhor organização do trabalho e, por consequência, para um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Segundo um estudo da FranklinCovey, apenas 17% dos colaboradores começam o dia a organizar uma lista de prioridades. No entanto, quando perguntados com o que fariam se tivessem uma hora a mais no dia, os colaboradores respondem sempre com actividades de lazer e nunca relacionadas com trabalho.
“Sei que planeamentos perfeitos não existem, pois estamos sujeitos a imprevistos, factos inesperados, contratempos, e não há planeamento no mundo que consiga prever todas essas variáveis. Então, por que nos organizamos? Porque é a melhor forma de lidarmos com essas variáveis. Haverá mais condições de lidar com o que não consegue controlar se já tiver o seu planeamento sob controlo”, explica Paulo Kretly, em declarações à revista brasileira Exame.