Professor de Aveiro recebe prémio Educador Pré-Universitário do Ano

O professor Sérgio Ramos foi distinguido com o prémio Educador Pré-Universitário do Ano, atribuído pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).

O docente da Escola Secundária com 3.º Ciclo Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, conquistou o galardão mundial, segundo o IEEE, por «promover o envolvimento activo dos alunos em ciência, tecnologia e engenharia e motivá-los para seguirem carreiras técnicas».

Licenciado na Universidade de Aveiro (UA) em Engenharia Electrónica e Telecomunicações e em Ensino de Eletrónica e Informática, Sérgio Ramos é mesmo o primeiro professor português a receber o galardão da maior associação profissional do mundo dedicada ao avanço e excelência da tecnologia ao serviço da Humanidade.

O prémio, atribuído anualmente pelo IEEE a um professor do ensino secundário do globo, pretende distinguir os docentes pré-universitários que se destaquem por incutir nos alunos o gosto e o entendimento pela matemática, ciência e tecnologia. Trata-se de uma missão sem segredos para Sérgio Ramos.

«Aproveito as potencialidades dos concursos científicos que são abertos todos os anos, um pouco por todo o mundo, e aos quais podem concorrer professores e alunos», explica. Fora das salas de aula, na Escola Dr. Mário Sacramento, o professor criou um espaço de trabalho onde os alunos, «de maneira interdisciplinar, flexível e informal» são orientados na conceção de projetos para concorrerem a esses torneios internacionais de ciência. Não é por isso de estranhar que alguns dos alunos da Secundária de Aveiro já tenham viajado por várias zonas do globo quando chega a altura de apresentarem os respetivos projectos.