Professores e licenciados dominam novos inscritos nos centros de emprego

O número de inscritos nos centros de emprego continua a aumentar de mês para mês. Em Agosto, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) registou mais 18 mil inscritos (um aumento de 2,8%) que no mês anterior e mais 140 mil face a Agosto do ano passado (acréscimo de 26,3%).

No total, dos cerca de 827 mil desempregados registados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 673 421 pessoas estão já inscritas nos centros de emprego e uma grande parte são jovens licenciados e também professores, o grupo onde o desemprego registado mais cresceu.

De acordo com o relatório mensal do IEFP, divulgado no site, o número de licenciados inscritos nos centros de emprego chegou aos 83 497 em Agosto, mais 54,5% que no mesmo período do ano passado. Num ano, foram mais 29 462 desempregados licenciados a inscreverem-se no IEFP e quando comparado com Julho, o número aumentou em mais 9081 trabalhadores.

Também o desemprego jovem (com idade inferior a 25 anos de idade) subiu e bastante (- 34,5%) em relação a Agosto de 2011 – e segundo os dados do IEFP são já 87 768 o número de inscritos nesta categoria.

Quanto ao número de professores registados nos centros de emprego, o relatório mensal do Instituto aponta para 14 132,ou seja, mais do dobro do registado em Agosto do ano passado e mais 38,3% face a Julho. Quer isto dizer que, em apenas um mês, inscreveram-se nos centros de emprego mais quase quatro mil professores do ensino secundário e superior.