Programa de empreendedorismo da EDP lança 20 novos projectos
Região abrangida pela barragem do Baixo Sabor viu nascer 64 empresas e 104 empregos desde início do Programa, em 2010.
Há duas dezenas de novos empreendedores recém-formados nos concelhos abrangidos pela nova Barragem do Baixo Sabor, em Trás-os-Montes. A edição de 2014 do Prémio EDP Empreendedor Sustentável concluiu hoje o programa de formação com a atribuição de prémios monetários aos 11 melhores projectos empresariais.
A maior parte dos 22 participantes nesta edição entrará agora numa fase da criação de empresas, aumentando o número de start-ups criadas desde o arranque do programa de empreendedorismo em 2010. Desde então, incluindo já esta 4ª edição, foram constituídas na região 64 empresas, 104 postos de trabalho, com 3,8 milhões de euros de investimento.
A exploração do potencial dos recursos naturais e culturais da região, bem como a prestação de serviços de proximidade têm sido as áreas procuradas pelos empreendedores. A edição de 2014 mantém a tendência. Instalação de unidades de turismo rural, produção e comercialização de cogumelos, de micro ervas, de produtos biológicos, pão tradicional, óleos de amêndoas doces, convivem com projectos de restauração, uma lavandaria, uma escola de croché, uma oficina de calçado artesanal, um minimercado e até um parque temático dedicado à história dos Três Porquinhos.
São mais de 20 ideias de negócio amadurecidas ao longo dos últimos meses em sessões de formação, aconselhamento, validação externa e consultoria realizadas sob orientação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com financiamento da EDP.
O programa de empreendedorismo da EDP, organizado em parceria com as autarquias de Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo, pretende responder a uma das principais preocupações manifestadas pela população da região: a criação de emprego.
A esta iniciativa, a EDP agregou um conjunto de outras também direccionadas para atender a necessidades da região e promover desenvolvimento local. São exemplos, o EDP Solidária Barragens, para projectos de natureza não lucrativa, e o Programa de Compensação Ambiental, cuja execução prevê a criação de benefícios para um vasto conjunto de parceiros locais.