Quais as experiências que os portugueses mais valorizam? As gastronómicas! Na Europa, não há ninguém que nos ganhe (nem fique perto)

Os portugueses são os que mais valorizam as experiências gastronómicas, segundo o estudo Experience Economy da Mastercard que analisou os gastos em experiências em 24 países a nível europeu.

 

Através da comida, os portugueses celebram tradições, reforçam laços familiares e comunitários e desfrutam da diversidade e riqueza dos pratos regionais. Por isso, a maioria dos portugueses revela que fazer uma boa refeição num restaurante familiar (72%) é mesmo uma das melhores experiências que podem ter, uma percentagem substancialmente acima da média europeia (60%) e bastante superior à dos vizinhos espanhóis (52%) ou franceses (60%).

A seguir aos portugueses, são os irlandeses que mais valorizam esta experiência (69%), seguidos dos britânicos (67%) e dos holandeses (64%).

88% dos portugueses inquiridos, foram a um restaurante nos últimos três anos, um valor superior à média europeia (78%) e à frente da Grécia (85%) e apenas atrás do Chipre (91%). Os dados ilustram como a gastronomia não é apenas uma parte da vida cotidiana em Portugal, mas também uma parte essencial da identidade cultural e social do país.

Já no pódio das experiências que mais conquistam os portugueses, para além da gastronomia, estão ainda viajar para um destino de sonho (73%), ver um concerto de música ao vivo da sua banda ou artista favorito (53%) ou assistir a um jogo de futebol do seu clube favorito (44%).

Quase três quartos dos portugueses (71%) manifestaram também desejo de poder desfrutar de uma experiência gastronómica de luxo e experimentar um restaurante estrelado.

Para 44%, esta seria uma das melhores experiências, sendo também uma das maiores percentagens dos que manifestam esse desejo comparativamente com os países europeus analisados, 10 pontos acima dos franceses (34%) e muito acima dos espanhóis (33%) ou italianos (29%).

O estudo mostra ainda que a nível europeu são sobretudo as faixas etárias dos 18 aos 24 anos as que desejariam ter esta experiência  (42%) vs 28% na faixa etária dos 55 aos 64 anos.

Em termos de experiências complementares, os portugueses são também dos que consideram mais apelativo poder tomar um cocktail num bar de referência (51%), 10 pontos acima da média dos restantes países analisados (41%)

A Mastercard realizou o estudo Experience Economy em parceria com a Vitreous Worldwide, com o objectivo de compreender a mudança nas preferências dos consumidores ao nível das experiências. O trabalho de campo realizou-se de 2 a 9 de Janeiro de 2024. Foram feitas entrevistas a 16.141 consumidores em 20 países da Europa.

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