Quais as preocupações e práticas dos CIOs?
O Estudo Internacional CIONET “Key European IT Management Trends 2016” apresenta resultados provenientes de 2650 CIOs e 579 organizações, as quais representam 26 países Europeus, entre os quais Portugal.
Este artigo responde a 3 perguntas fundamentais: 1) quais as principais preocupações dos CIOs em termos de gestão de IT?; 2) Quais a direcção tomada pelos CIOs em termos de investimento em tecnologias?; 3) Como é que os CIOs ocupam o seu tempo e com quem?
Aqui fica um breve resumo das principais conclusões do estudo:
O Top 3 das preocupações de gestão de tecnologias a nível Europeu, são por ordem decrescente:
1 – Alinhamento entre IT e Negócio – esta preocupação mantém-se no top desde 2014 e espera-se que continue a ser uma das principais preocupações das organizações nos próximos anos. Efectivamente, este aspecto continuará a ser encarado como um potenciador de eficiência e produtividade do negócio.
2- Agilidade do Negócio e a Velocidade de Abordagem ao Mercado – são essenciais ao crescimento do negócio através de vantagens competitivas.
3 – Produtividade de Negócio e Redução de Custos – Há um consenso geral quanto ao papel do IT na redução de custos, apesar de em muitas organizações o IT ainda ser considerado um custo.
Ao nível de investimentos em tecnologias, compõem o Top 3 a nível Europeu, por ordem decrescente:
1- Analytics/Business Intelligence – Já há sete anos que é considerado como maior prioridade em termos de investimento, embora de 2015 para 2016 tenha perdido 10% dos votos dos CIOs, passando de cerca de 40% para 30%.
2 – Enterprise Resource Planning (ERP) – os sistemas de ERP, enquanto veículos de redução de custos e optimização de processos, têm vindo a manter o seu nível de importância ao longo dos últimos cinco anos e 2016 não foi excepção.
3 – Desenvolvimento aplicacional e de software – a relevância do desenvolvimento de sofware tem vindo a assumir crescente relevância desde 2012, com tendência a um ligeiro aumento.
Em que actividades empresariais os CIOs aplicam a maior parte do seu tempo? Os resultados apresentaram um elevado nível de dispersão por várias actividades, de entre as quais destacamos as duas actividades que mais tempo ocupam aos CIOS, a nível europeu – Operações de IT e relação com o o LoB (Line of Business) – e destacamos as que menos tempo ocupam aos CIOs – relação com vendors, actividades estratégicas e desenvolvimento de software/aplicacional.
Como é que os CIOs se relacionam com os outros c-level? É interessante constatar que o c-level com que o CIO mais se relaciona é com o COO (Chief Operations Officer), seguido pelo CFO (Chief Financial Officer) e CEO (Chief Executive Officer), sendo que o CMO é aquele com que o CIO menos se relaciona. Como tendência neste âmbito, assinalamos a crescente relação entre CIO e CEO.