Quais as profissões mais procuradas pelas empresas?
Especialistas em digital marketing, SEO ou em data analytics são as profissões que as empresas mais procuram na área digital, segundo uma conclusão da consultora de recrutamento Michael Page.
As funções de digital marketing specialist, de SEO, SEM, data analytics manager, de content marketing manager, head of e-commerce, e de social media specialist são as mais procuradas pelas empresas no momento de contratarem novos colaboradores para a área digital.
«Segundo o estudo da Economia Digital em Portugal, realizado pela IDC, até 2020 espera-se que 85% da população portuguesa utilize internet. Também segundo a Magna Global, em 2017 o investimento em publicidade nos meios de comunicação deverá rondar os mil milhões de dólares, 50% dos quais em digital, ultrapassando pela primeira vez o investimento em televisão. Ainda neste âmbito e de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em Portugal, 70% das empresas tem presença online, seja com uma simples página na internet ou com uma estratégia digital global pensada e bem definida. Neste contexto, as empresas procuram cada vez mais especialistas nesta área», afirma Sofia Montalvo, responsável pela área de Marketing Digital e e-Commerce da Michael Page.
Quanto às características mais procuradas na área digital, as empresas estão interessadas em profissionais com conhecimentos de SEO, SEM e adwords (41%) e web analytics (29%), experiência em gestão de projectos e campanhas (27%) e conhecimento de sistemas de gestão de conteúdo, como wordpress (26%) e social media marketing (26%). Relativamente à vertente técnica são valorizados profissionais familiarizados com tecnologias web (26%), conhecimento dos novos media digitais (23%), e domínio de linguagem HTML e HTML5 (20%), e-mail marketing (12%), marketing da afiliação (11%) e publicidade display (11%).
No caso das soft skills na área digital, são valorizados o pensamento analítico (57%), a elevada capacidade de comunicação (52%), a criatividade (52%), o trabalho em equipa (50%), a proactividade e paixão (48%), uma opinião formada e crítica (44%) e a experiência anterior em iniciativas digitais (26%).
No campo da formação profissional, as empresas valorizam especialmente a formação universitária nas áreas de economia e gestão (36%), marketing e marketing digital (35%) e ciências da comunicação (28%).
São igualmente valorizados conhecimentos de ferramentas como photoshop (8%), normas de usabilidade (6%), experiência na redacção de conteúdos (6%) e domínio da língua inglesa (94%).
As remunerações dos profissionais das áreas de e-commerce e de marketing digital aumentaram 6% em 2017, registando-se ainda um aumento de 8% e de 12% no recrutamento de profissionais destas áreas, respectivamente.
Fonte: Marketeer
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