Qual é a principal prioridade dos millennials?

Saiba o que procuram profissionalmente os millennials europeus, de acordo com os dados mais recentes do Eurostat, apresentados pelo Observador Cetelem. 

 

A estabilidade profissional é uma das prioridades dos millennials europeus (nascidos entre meados dos anos 80 e início dos anos 90) com 50% a expressarem-no como importante. Os resultados evidenciam uma correlação relativa entre este “valor” e a taxa de desemprego. Quanto mais elevada a taxa, mais os millennials europeus estão empenhados em ter um emprego a longo prazo. É esse, designadamente, o caso de Espanha e Portugal (61% e 64%), por oposição à Suécia e à Grã-Bretanha (36% e 43%).

Por outro lado, e apesar dos portugueses serem dos europeus menos resistentes à mudança de residência, muitos gostariam de aproveitar mais a companhia da família e amigos. Este é mesmo o segundo elemento que consideram mais importantes para a sua vida (53%).

São, por isso, uma geração dividida entre a vontade de permanecer junto dos que lhes são mais próximos e a necessidade de encontrar um trabalho estável e que lhes ofereça boas condições de vida.

Apesar de estarem optimistas com o país e com a sua situação pessoal, 42% diriam que o seu poder de compra se manteve estável, 34% que aumentou e 25% que diminuiu. Por outro lado, 72% consideram que os preços aumentaram significativamente no último ano. E, talvez por estas razões, 55% não tencione aumentar gastos.

Em busca da felicidade

Quando questionados sobre a melhor forma de se descreverem, 92% dos millennials escolhem adjectivos positivos.  Consideram-se responsáveis, 41%, e trabalhadores sem medo do esforço, 34%. 29% acham-se pacientes, 26% curiosos e 20% pacíficos.

Curiosamente, apenas 15% se descrevem como idealistas, o que parece confirmar a ideia de se considerarem racionais e de pés bem assentes no chão, ao contrário daquilo que as gerações mais velhas parecem achar. E 29% consideram-se felizes, e os restantes procuram-na de forma activa.

Veja também estas notícias

Ler Mais