Quase 45% dos indivíduos confiaria em Inteligência Artificial para escolher um parceiro
O estudo internacional da Kaspersky sobre encontros e o impacto da tecnologia nas relações concluiu que a maioria dos utilizadores considera positivo o papel dos algoritmos inteligentes nos serviços de encontros. Inclusive, 44% dos mesmos confiariam na escolha das correspondências realizadas a partir de IA (Inteligência Artificial).
Enquanto 64% revelaram que as recomendações dos algoritmos correspondem plenamente às suas preferências.
Esta percepção positiva geral da Inteligência Artificial é confirmada pelo estudo global desenvolvido pela ARM, onde 54% dos inquiridos admitiram que estavam interessados em utilizar a IA para servir de companhia ou assistente pessoal. E os encontros online não são exceção, com os serviços a utilizarem algoritmos inteligentes a fim de ajudarem as pessoas a encontrar uma correspondência ou recomendar-lhes perfis adequados aos seus interesses.
De acordo com o estudo da Kaspersky, mais de metade (54%) dos inquiridos concordam que as aplicações de encontros em geral tornaram este processo muito mais fácil. Além disso, 43% afirmam mesmo que apenas se encontrariam com os indivíduos que o algoritmo lhes recomendasse.
Mas, se uma coisa é confiar nas recomendações, outra é escolher uma correspondência tendo apenas por base as recomendações de IA, uma vez que mais de metade (56%) dos inquiridos não tem a certeza se os algoritmos conseguem cobrir toda a complexidade de factores que fazem uma pessoa sentir-se atraída por outra. Além disso, 39% confessam que os algoritmos são “desumanizadores”.