Quase 65% dos especialistas em media acredita que conteúdos gerados por IA impactam negativamente ambiente informativo global
O estudo sobre o Ambiente Global da Informação do IPIE – International Panel on the Information Environment destaca o impacto da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) nos conteúdos informativos, e mostra que a larga maioria dos especialistas (63%) acredita que vídeos, vozes, imagens e textos gerados por IA impactaram negativamente o ambiente informativo global este ano.
Olhando para o futuro, mais de dois terços (67%) dos especialistas estão preocupados com o impacto crescente das tecnologias de IA nos próximos cinco anos.
Os resultados demonstram que enquanto pouco mais da metade (54%) dos especialistas previa um agravamento das condições do ambiente informativo em 2023, o número sobe agora em 2024 para os 63%, sendo a preocupação particularmente acentuada nos países do Hemisfério Sul, onde três quartos dos especialistas (75%) expressam um forte pessimismo em relação ao futuro do ambiente informativo.
Os especialistas consultados consideram os proprietários das plataformas de redes sociais como a maior ameaça ao ambiente informativo, seguidos por governos nacionais e estrangeiros, políticos e partidos políticos.
Três quartos (77%) dos investigadores estão preocupados com a capacidade de entender os desafios futuros ou de criar boas políticas públicas, devido ao pouco acesso a dados para pesquisa. Conclusão destaca a necessidade crítica de maior transparência e disponibilidade de dados.
O estudo contou com com a participação de mais de 400 especialistas em media e informação de mais de 60 países a nível global.