Quase metade dos profissionais de engenharia procuram um novo desafio profissional
Actualmente, 47% dos profissionais de engenharia e operações encontram-se em busca de um novo desafio profissional. Quem o diz é o Salary Survey 2020 da Robert Walters. Saiba o que procuram.
Já 79% dos profissionais de engenharia e operações sentem-se confiantes ou muito confiantes relativamente a oportunidades de emprego no seu sector e 68% dos mesmos têm um contrato sem termo, e ficam em média 1.3 anos no mesmo emprego. 26% mudariam de emprego por melhor progressão na carreira.
Os perfis mais procurados
O Salary Survey mostra também que os perfis com fortes conhecimentos técnicos e soft skills serão os mais procurados em engenharia este ano. Algumas funções vão apresentar uma procura crescente, nomeadamente director of Operations (+5.8%); Process engineer (+5.3%); Product manager (+5.1%); Project manager (+4.0%) ou Maintenance engineer (+2.6%). Da mesma forma, algumas das skills com maior crescimento serão experiência em Preventive maintenance (+49.8%), Quality control (+17.5%), Continuous Improvement (+10.4%), Product management (+13.2%) e Operations management (+10.2%).
Salários
O estudo revela ainda que 5% dos profissionais de engenharia e operações esperam um aumento salarial acima de 16% em 2020, e apenas 32% não esperam receber um aumento salarial no próximo ano. 5% estimam receber um bónus superior a 25% do seu salário em 2020.
Algumas posições esperam aumentos salariais significativos em 2020 face a 2019, nomeadamente Technical directors, Plant managers e Logistics managers dentro de indústria e supply chain; Project managers e Project engineers na área da construção, O&M supervisors e Asset managers.
Factores de satisfação
Salário e benefícios competitivos, bom work-life balance, assim como feedback e incentivo do manager são os três elementos principais para a satisfação laboral. Actualmente, os benefícios mais requisitados pelos profissionais de engenharia e operações, paralelamente ao salário, são carro de empresa, seguro de saúde e de vida. Para 42% dos profissionais de engenharia e operações, o grau de responsabilidade é também essencial para a sua satisfação no trabalho.
Por outro lado, as quatro principais motivações para uma mudança de emprego são um melhor pacote salarial e de benefícios, maior progressão de carreira, uma cultura corporativa mais positiva e uma maior segurança.
O Salary Survey da Robert Walters é um estudo sobre as tendências de mercado e níveis salariais aplicados em Portugal.