Que competências vão ser necessárias em 2025?

Num mundo cada vez mais tecnológico e automatizado através da inteligência artificial, muitos dos requisitos exigidos pelas empresas estão a mudar. Assim, do que é que vai precisar quando se candidatar a um emprego em 2025?

 

Pensamento tecnológico e computorizado 

Acompanhando esta evolução, dentro de pouco tempo as competências tecnológicas passarão a ser um requisito fundamental. Mas, para além disso, um “pensamento computorizado”, ou a capacidade de gerir enormes quantidades de dados que são processadas individual e diariamente, será também muito valorizado.

 

Cuidados de saúde 

Numa altura em que as pessoas vivem durante mais tempo, todos os aspectos do sector da saúde estão também em constante evolução e a crescer.

Ao mesmo tempo, o equipamento utilizado na medicina e a forma de tratamento de doenças estão também a alterar a maneira como os cuidados de saúde são prestados. Por isso, a necessidade de mais pessoas com este tipo de competências vai aumentar para responder às necessidades de uma população com uma esperança média de vida cada vez maior.

 

Inteligência social e uma nova capacidade de comunicação

Apesar da evolução da inteligência artificial, deverá ainda demorar muito tempo até que computadores ou robots sejam capazes de aprender algumas características sociais humanas, tais como a inteligência social e emocional.

Para além disso, e num mundo globalizado, será necessária a capacidade de adaptação aos novos meio de comunicação. Ou seja, será muito valorizado alguém que seja capaz de começar a trabalhar com alguém do outro lado do mundo quase imediatamente.

 

Aprendizagem ao longo da vida

Uma das dificuldades que a sociedade actual enfrenta é o rápido e enorme fluxo de informação que passa por nós. Todos os dias as pessoas aprendem algo novo, e será difícil a professores ou mentores acompanharem a velocidade da informação.

Por isso, não só será necessário a capacidade de acompanhar este fluxo como também alterar a forma de aprendizagem. Ou seja, o recurso à tecnologia para encontrar as melhores fontes de informação e para sintetizar a mesma deverá ser uma competência valorizada.

 

Visão de negócio

São cada vez mais as oportunidades relacionadas com a inovação, com o empreendedorismo e na chamada “economia tecnológica”. Por isso, a compreensão sobre o funcionamento do negócio será fundamental. Isto é, mesmo trabalhando dentro de uma organização, será necessário conhecer como esta opera, de maneira a actuar mais rapidamente.

Fonte: Fast Company

Ler Mais