Quem são os principais entraves à mudança?

Os gestores com mais experiência são aqueles que mais resistem a alterações, de acordo com a CIONET. Saiba qual a segunda maior fonte de bloqueio.

 

As próprias equipas de TI foram apontadas como a segunda maior fonte de resistência à mudança. Segundo um estudo levado a cabo no evento anual da CIONET (maior comunidade de decisores de TI na Europa), “Digital Leadership Summit CIO CITY’16”, o qual reuniu opiniões dos 150 CIOs presentes.

O objectivo era levar os presentes a reflectir sobre quais os pontos de maior resistência/dificuldade nas suas organizações. «Desafiámos os CIOs presentes com a seguinte questão: Quando se trata de implementar ideias novas na organização, qual é a principal fonte de resistência?”, revela Harley Lovegrove, chairman e sócio-fundador do Grupo Belga “The Bayard Partnership” e líder de opinião na área de Change Management.

Oriundos de várias partes do mundo e de várias organizações, governos e negócios de diferentes tipos e dimensões, os 150 CIOs presentes foram unânimes na resposta: «A maior fonte de resistência à mudança são as equipas de Senior Managers. Como segunda fonte de bloqueio, os CIOs apontaram as suas próprias equipas (sobretudo devido a resistências individuais, aversão ao risco, medo da mudança, entre outros…). Desta segunda conclusão, deduz-se que os CIOs estão a ter dificuldades em influenciar as suas equipas a tomar novas direções, apontando este como um dos principais desafios a ultrapassar».

«Os primeiros resultados dos dados recebidos do estudo sobre “What is blocking CIOs?”, mostram claramente que os maiores benefícios para as organizações podem não estar imediatamente ligados à implementação de novas tecnologias e aplicações por si, mas sim ao desenvolvimento de técnicas eficazes de lobby de liderança e gestão de mudança pelos CIOs nas suas Organizações», avança Rui Serapicos, managing partner da CIONET Portugal.

Ler Mais