Quem usa esta plataforma de boleias pode candidatar-se a bolsas de estudo para cursos tecnológicos com entrada quase directa no mercado de trabalho
A BlaBlaCar e a Ironhack, escola internacional especializada em bootcamps da área tech, uniram-se para potenciar a educação tecnológica da sociedade, através de um programa de bolsas, para a comunidade da BlaBlaCar em Portugal e em Espanha. Com um total de 490 mil euros, o programa irá permitir que os candidatos seleccionados desenvolvam competências digitais de forma prática e com foco no mercado de trabalho.
Mais de seis milhões de utilizadores da plataforma de boleias dos dois países poderá solicitar uma das 315 bolsas de estudo, para os cursos de Web Development, UX/UI Design, Data Analytics e Cibersecurity da escola Ironhack, que asseguram uma taxa de empregabilidade elevada. Os cursos podem realizar-se em regime de full-time, durante nove semanas, em regime de part-time, durante 24 semanas, de forma presencial no Campus de Lisboa ou de forma remota.
O programa inclui três tipos de bolsas distintas, uma que cobre 100% do valor de 6000 euros do curso presencial e do valor de 7500 euros do modelo remoto e outra que cobre 50%, sendo que o restante valor do programa será dividido em várias bolsas que cobrem 20%.
Os utilizadores da BlaBlaCar em Portugal e em Espanha pode inscrever-se até dia 8 de Fevereiro aqui. Após o prazo, a Ironhack avaliará as candidaturas e com base numa prova e numa entrevista, onde se têm em conta critérios sociais, serão selecionados os 315 alunos.
«Consideramos que a parceria com a BlaBlaCar é uma enorme mais valia, sobretudo com a pandemia que estamos a viver. Através destas bolsas, queremos continuar a lutar para tornar o ensino em tecnologia mais acessível a todos, principalmente num momento em que tantas pessoas estão sem emprego devido aos efeitos da COVID-19. Em conjunto com a BlaBlaCar, vamos assim conseguir dar a mais pessoas a possibilidade de ganharem conhecimentos numa área que está em constante crescimento ou até de mudar de carreira, uma vez que os nossos alunos têm backgrounds em áreas muito diferentes», afirma Munique Martins, responsável pelo campus da Ironhack de Lisboa.
Segundo Florent Bannwarth, diretor de operações da BlaBlaCar em Espanha e Portugal, «este acordo proporciona tanto em Espanha como em Portugal uma grande oportunidade de construção de carreira para quem ficou desempregado ou está a pensar em mudar de rumo. Na verdade, graças à tecnologia e ao nosso algoritmo de smart stops, estamos a conectar cidades que se não fosse a plataforma não teriam conexão com outros pontos. Por isso, a formação em competências digitais é uma mais-valia que todos devemos perseguir, tanto empresas como colaboradores, para continuar a construir e a melhorar a sociedade de amanhã.»
Desde que chegou a Portugal, em 2018, a Ironhack formou mais de 300 alunos com a realização de 24 bootcamps tecnológicos. Cerca de 89% dos alunos formados estão empregados após seis meses, o que revela uma alta taxa de inserção no mercado de trabalho. A nível mundial, a escola já formou 7000 pessoas.