Quer expandir o seu negócio? Leia estes livros
Quase todos os empresários querem expandir os seus negócios, mas se não encontrarem o ambiente certo para crescer, é possível que não o consigam fazer. Neste processo, os livros podem ser um poderoso aliado.
Shanna Goodman seleccionou uma lista de cinco livros, publicada no Business Insider, que vão ajudá-lo a fazer crescer o seu negócio.
1. The E-Myth Revisited (O mito do empreendedor) de Michael Gerber
Este livro ajuda-nos a perceber o papel que cada um de nós desempenha nos seus negócios. A maioria dos pequenos empresários tem muitas expectativas e acaba por se tornar infeliz e, às vezes, até falida.
Michael Gerber escreveu este livro, depois de vários anos a fazer consultoria a pequenas empresas. Um de seus pontos principais é que o empreendedor é um empreendedor apenas por um segundo, antes de mudar para “técnico” ou “gerente”. Por exemplo, quando um electricista decide começar o seu próprio negócio, primeiro cria um emprego, para si mesmo, como um “técnico”. À medida que o negócio cresce e contrata mais electricistas, passa a ser “gestor”, cargo, onde pode não ser competente. E é por isso que a maioria das pequenas empresas falha. As competências necessárias para ser um óptimo electricista, são diferentes das competências essenciais que para ser um óptimo gestor.
2. ‘Start with Why’ (Primeiro pergunte porquê) de Simon Sinek
Neste obra, o autor ajuda as pessoas a encontrar um trabalho que as inspire. O livro oferece ainda uma estrutura orientadora, do que deve fazer, à medida que os seus negócios evoluem.
3. Positioning: The Battle for Your Mind (Posicionamento: A batalha pela sua mente) de Al Ries e Jack Trout
Este é um livro de marketing, que tem como premissa, que, como as pessoas são inundadas com mensagens regularmente, a mensagem da sua empresa deve reduzir o ruído. A sua marca deve ter uma identidade duradoura e um “posicionamento” na mente do consumidor.
O livro oferece exemplos de como várias marcas, que conseguiram criar o seu próprio posicionamento exclusivo, para se destacar da concorrência e muitas outras ideias sobre como fazê-lo.
4. ‘Building a Storybrand’, (Como construir a história de uma marca) de Donald Miller
É difícil para a maioria das pequenas empresas, contar a sua história, mas é fundamental para se destacar da multidão. Este livro oferece uma abordagem passo-a-passo, sobre como criar a história de uma marca.
5. ‘Influence: The Psychology of Persuasion’ (Influência: A psicologia da persuasão) de Robert Cialdini
Este é outro livro clássico de marketing, que fala de elementos que nos fazem confiar nas pessoas e comprar o que estão a vender, mesmo que não estejam a vender nada.
Robert Cialdini diz que usar as seis “armas de influência” (reciprocidade, compromisso, consistência, gosto, autoridade e escassez) de maneira ponderada é a chave para bons negócios.