Quer melhorar a produtividade da sua equipa? Três benefícios da metodologia Agile

O sucesso e a vantagem competitiva depende em parte do constante acompanhamento de novas ferramentas e metodologias. Por ocasião do Dia Internacional da Gestão de Projectos, celebrado ontem, a KLx, campus tecnológico do Grupo Crédit Agricole em Portugal, partilha três formas de como a metodologia agile melhora a qualidade do produto final entregue pelas equipas.

Um estudo da McKinsey & Co. revelou que 93% das empresas que adoptam Agile reportaram não só ter uma melhoria no desempenho do seu trabalho como na satisfação dos seus clientes.

Esta metodologia baseia-se na flexibilidade, colaboração e entrega contínua de valor, permitindo às equipas manter-se produtivas e eficazes.

1| Entrega rápida de valor

O Agile promove divisão de grandes projectos em pequenos excertos de trabalho, denominados sprints, que usualmente demoram uma a quatro semanas até serem entregues. Desta forma, é possível que as equipas obtenham feedback mais rápido e possam corrigir problemas agilmente. Além disso, todos os intervenientes devem estar dispostos a ouvir todas as partes e a despender algum tempo nos rituais Agile, que asseguram a qualidade final.

2| Melhoria contínua

Um dos princípios do Agile passa por ter feedback e fazer uma retrospectiva no fim de cada sprint, identificando-se os pontos positivos e os aspectos a melhorar. Assim, ajustam-se procedimentos, identificam-se erros e melhora-se a colaboração entre todos, num processo de melhoria contínua que incrementa a produtividade no fim de cada ciclo.

3| Equipas multifuncionais

A adopção de metodologias ágeis cria as Scrum Teams, onde os vários membros assumem papéis distintos com responsabilidades específicas, para garantir a eficácia da equipa. Assim, cada colaborador está dotado de autonomia na sua função, quer seja enquanto product owner (PO), business analyst (BA), developer (DEV), quality assurance (QA) ou Scrum Master.

Ao integrarem as diferentes funções, as equipas são multifuncionais e organizadas, conseguindo tomar decisões e ajustar prioridades rápida e eficazmente. O sentido de responsabilidade aumenta a motivação da equipa, quebra barreiras burocráticas e acelera a resolução de problemas, o que impacta positivamente a qualidade do produto final.

«Não existe uma fórmula única sobre como aplicar esta metodologia. O que o Agile permite é a criação de equipas que têm a capacidade de ser críticas e perceber o que funciona e o que não funciona, dentro de um dado projecto, e adaptar as suas realidades de forma a entregarem produtos finais com melhor qualidade», afirma Beatriz Matafome, project director e squad leader na KLx.

«A KLx tem realizado uma aposta contínua na formação dos colaboradores nesta metodologia, com o objectivo de ter profissionais cada vez mais qualificados e certificados e desenvolver uma prática transversal a todas as equipas que esteja assente nos pilares da metodologia Agile.»

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