Quer poupar entre 15 a 20 euros na factura de electricidade? Veja aqui como fazê-lo

O mercado energético em Portugal continua a viver sob um registo altamente dinâmica e volátil. Por sua vez, o início deste ano veio acentuar a oscilação que, por norma, já faz parte do ADN deste mercado, o impacto correspondente aos valores associados aos impostos é digno de registo e obrigou a algumas mudanças no mercado. O ComparaJá publicou um relatório mensal, onde possível perceber as principais características do mercado energético em Portugal e quanto é possível poupar.

 

No que diz respeito às comercializadoras de energia, a Galp Energia e a Plenitude são os principais destaques para o mês de Janeiro visto que apresentam as tarifas mais baixas do mercado tanto para famílias típicas de dois filhos em que o consumo ronda os 400 kWh e a potência contratada é de 6.9 kVA como para as famílias numerosas em que o consumo mensal costuma ser de 908 kWh e a potência contratada é de 13.8 kVA. Com isso, os valores permitem poupanças superiores a 10 euros numa família para dois filhos e superiores a 20 euros caso o agregado familiar seja maior.

Sabendo que existe um total de três tipos de contrato no que diz respeito ao tipo de energia, é importante destacar que a maior parte dos portugueses contrata e compara facturas apenas de electricidade – 76,53% dos consumidores optaram por contratos mono-elétricos (electricidade), enquanto 21,35% preferiram contratos duais (gás e electricidade) e 2,15% contratos exclusivos de gás.

Actualmente, mudar de comercializadora de energia é uma prática cada vez mais comum em todo o país e é uma tendência altamente aconselhável para os portugueses. No entanto, há zonas específicas que se destacam das demais e as cidades de Lisboa e Porto apresentam valores consideráveis – 47% das facturas analisadas pelo ComparaJá no mês de Dezembro foram de famílias lisboetas ou portugueses, sendo que o primeiro lugar vai mesmo para a capital com uma percentagem de 27,53%.