Quer ter um CV que se distinga e o ajude a conquistar o emprego dos seus sonhos? Siga estas dicas

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, destacar-se entre os candidatos é crucial. Desta forma, a Adecco Portugal partilha 10 dicas essenciais para criar um currículo que chame a atenção dos recrutadores, reflectindo as suas competências e experiências de forma clara e impactante.

Tome nota:

1. Tenha um Modelo ou “Master” CV: mantenha um currículo principal onde regista todas as suas competências, conquistas e experiências e, dependendo das competências e especificidades exigidas, reorganize e adapte o currículo para cada candidatura.

 

2. Mantenha-o conciso e objectivo: mantenha o currículo curto e direto. Destaque imediatamente as suas competências e experiências mais relevantes e procure mantê-lo numa página para evitar incluir informações irrelevantes.

 

3. Formatação é essencial: utilize uma fonte fácil de ler, com tamanho entre 10 e 12 para o corpo e entre 12 e 14 para os cabeçalhos, assim como deve utilizar espaçamento entre linhas para dar um visual limpo e profissional e evitar grandes blocos de texto.

 

4. Inclua palavras-chave: ao escrever e editar o currículo, leia atentamente o anúncio de emprego e incorpore as palavras-chave essenciais da descrição do cargo. Este cuidado pode dar-lhe uma vantagem ao passar pelos sistemas de seguimento de candidatos (ATS).

 

5. Inclua palavras de impacto: utilize verbos de acção poderosos como “projectou”, “lançou” e “modernizou” para destacar as suas competências mais valiosas e conquistas e, em contrapartida, evite termos genéricos como “trabalhador” e “motivado”.

 

6. Utilize números: destaque as suas conquistas utilizando números concretos, como o número de projectos geridos, tamanho de equipas lideradas, percentagens de crescimento em vendas ou valor de contratos geridos. É importante evidenciar o impacto positivo do seu trabalho no negócio.

 

7. Coloque uma declaração pessoal: inclua uma declaração pessoal abaixo do seu nome e detalhes de contacto, no qual deve apresentar uma visão geral convincente de quem é profissionalmente, os seus objectivos de carreira e o valor que pode agregar à empresa. Mas, deve mantê-la concisa, entre 150-200 palavras.

 

8. Verifique a ortografia e a gramática: evite erros gramaticais e de ortografia que possam dar a impressão de desleixo e se, necessário, utilize ferramentas de verificação ortográfica e gramatical para garantir que o seu currículo está impecável.

 

9. Revisão por terceiros: peça a outra pessoa para ler o seu currículo, um novo par de olhos pode identificar competências ou conquistas que possa ter deixado de fora e verificar possíveis erros.

 

10. Consistência online: alinhe o currículo com os seus perfis profissionais online, como o LinkedIn, nomeadamente, os títulos e as datas de emprego devem ser consistentes e, ao mesmo tempo, utilize o LinkedIn para fornecer um perfil mais abrangente, mantendo o currículo mais conciso e impactante.

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