Quer trabalhar em Fabrico Inteligente num multinacional alemã centenária em Portugal? Bosch está a formar e recrutar perfis especializados
A Bosch e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) avançam com a segunda edição do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Industrialização e Fabrico Inteligente, direccionado a estudantes que demonstram interesse em se especializar numa área técnica e que tenham escolaridade mínima 12º ano na área tecnológica (ciências). O início do novo ano lectivo está marcado para o próximo mês de Outubro.
Para esta edição estão disponíveis 30 vagas, que devem ser preenchidas tanto por candidatos externos como por alunos que são também colaboradores da Bosch. No caso dos estudantes externos a Bosch volta a oferecer uma bolsa de estágio no valor de três mil euros por ano lectivo.
Com este CTeSP, a Bosch pretende colmatar a escassez de perfis nesta área, apostando assim na formação especializada com o objectivo final de integrar cerca de 80% dos estudantes formados.
«Há uma grande procura por talento qualificado e percebendo o desfasamento entre as competências que as pessoas têm e o que o nosso mercado precisa na realidade, não podia fazer mais sentido, para a Bosch enquanto empresa, unir-se a uma instituição prestigiada como o IPCA, aliando todo o compromisso e know-how que têm, ao compromisso em criar postos de trabalho orientados para o desenvolvimento tecnológico», explica Ana Isabel Pereira, HR manager da Bosch em Braga.
A edição 2023/2023 deste curso mantém-se sob o mote “Enjoy. Develop. Learn”, e com um programa que se distingue por integrar uma componente prática, cada semana combina dois dias de aulas no IPCA com três dias de estágio a realizar nas instalações da Bosch em Braga. Os processos de aprendizagem irão decorrer em colaboração com equipas técnicas locais, sendo que as atividades de estágio estão pensadas de modo a serem compatíveis com as necessidades tecnológicas da empresa.
Este Curso TeSP em Industrialização e Fabrico Inteligente organizado pela Bosch e pela Escola Técnica Superior Profissional do IPCA tem a duração de dois anos e dá a garantia de um diploma nível 5, assim como creditações em cadeiras de licenciatura.
Com um plano curricular que inclui cadeiras como matemática, ciências informáticas, eletricidade, energia, electrónica, automação, robótica, entre outras, esta formação especializada pretende dotar os estudantes de competências e conhecimentos em áreas e atividades como: engenharia de equipamentos, manutenção preventiva, calibração das máquina, manutenção corretiva (suporte na parte mecânica, instalação de software, eletrónica, automação), monitorização em tempo real de parâmetros de processo e máquina, desenvolvimento de soluções para a melhoria de eficiência energética, entre outros.
As candidaturas já estão abertas e decorrem até ao dia 20 de Agosto, aqui.